27 JAN 2022
SERVIÇOS PÚBLICOS
Prefeitura empossa membros da recém criada Cipa da Secretaria de Serviços Públicos
Instituição do órgão interno é uma reivindicação que data de 1999

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (SSP), realizou na última quarta-feira (26) a cerimônia de posse dos membros eleitos da recém criada CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da Pasta. Ocorrida na Sala Ivan Fleury, no Paço Municipal, a posse dos oito membros, entre eleitos e indicados, aconteceu após a conclusão do curso de formação do órgão interno, certificado pelo SENAI da cidade. A prefeita Capitã Lucimara fez questão de participar da cerimônia.
A reivindicação da instituição da CIPA entre os servidores públicos municipais é de 1999 e a prefeita Capitão Lucimara Godoy determinou sua criação ainda em seu primeiro ano de mandato. A Cipa é um órgão interno com a finalidade de prevenir acidentes e doenças no ambiente de trabalho.
“Hoje é um marco para Valinhos. Desde a década de 90, este momento era um sonho e, hoje, se torna um marco histórico, uma realidade, para os servidores da Prefeitura e para a cidade de Valinhos. Investir em segurança no trabalho é fundamental para todos, porque a Vida é o bem mais precioso e sabemos o quanto os servidores se dedicam, dia a dia, para construir uma Valinhos melhor. Em 9 anos no Corpo de Bombeiros, vi de perto a tristeza de acidentes no trabalho. E esta iniciativa da Prefeitura, por meio da secretaria de Serviços Públicos, vai contagiar, de forma positiva, todas as secretarias para que, também, tenhamos outras ações com essas, para priorizar a Saúde Ocupacional e evitar acidentes. Parabéns a todos pelo esforço, planejamento e vontade de fazer”, afirmou a prefeita.
Já o secretário de Serviços Públicos, Gustavo Yansen, reforçou sua finalidade durante a posse dos membros. "A CIPA tem como missão trabalhar para que os servidores da SSP tenham melhores condições laborais  e estendam a sua carreira sem acidentes e/ou doenças relacionadas à ergonomia (LER)", explicou o secretário de Serviços Públicos.
Eleitos
Foram eleitos quatro servidores públicos municipais, entre os nove concorrentes, no dia 16 de dezembro do ano passado. Também foram indicados pela Pasta mais quatro membros.
Os eleitos são Alessandro C. Centioli; Manoel C.da Silva; Roberto A. Costa; e Marcelo C.dos Santos. Já os indicados são Renato M.Pena de Castro; Joel Francisco de Queiroz; Gildésio Joaquim Mendes; e Dorival AP. De Melo.
Junto à instituição da CIPA na Secretaria de Serviços Públicos, será entregue em breve os novos uniformes dos servidores públicos municipais, os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e treinamentos, atendendo às Normas Regulamentadoras (NR) do Ministério do Trabalho e Previdência.