02 FEV 2022
EDUCAÇÃO
Prefeitura recebe material de apoio pedagógico dos três novos projetos educacionais a serem implementados
Juntos, os projetos resultam  num cenário inovador e diferenciado da Educação de Valinhos

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Educação, começou a receber o material de apoio pedagógico dos três projetos educacionais, o Majog, MindLab e Caixa Literária. O material será distribuído aos alunos da Rede de Ensino Municipal, para ser utilizado tanto em salas de aula como em casa. Visando ao reforço e à complementação da aprendizagem, os investimentos incluem ainda a capacitação dos professores, implantação de novos projetos educacionais para todas as salas de aulas, projetos pedagógicos extracurriculares e materiais para recuperação de conteúdos, eventualmente prejudicados com a pandemia.
“Estamos felizes com os investimentos porque não é só a aquisição de um material didático. São projetos educacionais riquíssimos em material, conteúdo e possibilidade do professor trabalhar com a criança em sala e estender para a casa do aluno”, exalta a prefeita Capitã Lucimara Godoy. Segundo ela, o reflexo destes investimentos poderão ser sentidos ao longo dos futuros anos e na vida dos alunos da rede municipal.
Com a chegada do material de apoio pedagógico, o secretário da Educação, Cleber Magdalena, reforça a importância dos projetos educacionais para a educação da cidade. “Os investimentos em três novos projetos educacionais são abrangentes. Envolvem a capacitação de professores, propostas pedagógicas aos alunos, enfim, é uma mudança em termos de programa educacional”, salienta o secretário.
Projetos inovadores
Os três projetos juntos, estabelecem um cenário inovador e diferenciado da Educação de Valinhos, no cenário regional, estadual e nacional.
O MAJOG visa ao desenvolvimento do raciocínio lógico matemático, das argumentações, das resoluções de problemas, dos cálculos são imprescindíveis para a vida em sociedade e devem ser ensinadas no ambiente escolar e trabalhadas, além deste. Nas aulas de matemática, os jogos ajudam a criar contextos de aprendizagem mais significativos e lúdicos, facilitando a aprendizagem dos números. A ideia é partir de uma situação reconhecida pelas crianças como lúdica e desafiadora, e explorá-la numa sequência de atividades pensada para propor problemas graduais aos alunos de forma que estes possam identificar os saberes e recursos que põem em ação ao jogar, compreendendo-os como conhecimentos e estratégias da matemática, discutindo como melhor defini-los e elencando ao final quais as soluções podem ser mais adequadas até poder usar todas estas aprendizagens em contextos independentes do jogo, aprendendo, com isso, a matemática propriamente dita. A intenção com a aquisição do programa MAJOG é apresentar uma proposta didática que subsidie o trabalho docente com jogos, de forma que estes possam servir de estratégia para a construção de um contexto favorável para aprender conteúdos matemáticos, através de uma ação pedagógica significativa.
Já a CAIXA LITERÁRIA vai ao encontro das dificuldades detectadas com o distanciamento do espaço escolari em relação ao processo de alfabetização, prejudicando o desenvolvimento das habilidades referentes à leitura e escrita.  É fundamental que a criança reconheça sua língua materna e construa por meio dela sua própria identidade, reconhecendo assim a comunidade da qual faz parte. Dessa forma, se fez necessária a aquisição de livros diversos de literatura infantil e infanto juvenil atendendo diferentes faixas etárias, de acordo com o ano escolar em que o aluno está frequentando, para incentivá-los e inseri-los por meio de projetos e da prática diária de sala de aula no mundo da leitura e da descoberta que esta proporciona. O trabalho com literatura contribui não só para o aprimoramento do leitor literário, mas também para uma formação mais humanizada, mais consciente tanto do indivíduo como do cidadão que está sendo preparado para atuar de forma adulta na sociedade. Porém, tais leituras deverão ser acompanhadas da mediação do professor e de formação prévia para utilização de material tão rico da literatura brasileira e estrangeira.
Por último, o MINDLAB será utilizado desde a Educação Infantil (Infantil I e II) até o Ensino Fundamental  de 1º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos com a finalidade de atender primeiramente às necessidades de recuperação da aprendizagem dos alunos tão prejudicada nos períodos de pandemia. A utilização de tal material pretende ser de forma lúdica por meio de jogos de raciocínio e estratégias diversas que trabalharão com as habilidades socioemocionais, de raciocínio lógico matemático, de coordenação motora, de linguagem, de leitura, dentre outras tão importantes ao desenvolvimento integral dos alunos.  O material apresenta um formato de trabalho prático colocando em jogos, tudo o que o aluno já sabe e o que precisará aprender para se desenvolver integralmente, inclusive como futuro cidadão, tendo desafios a serem vencidos durante as aulas, que consolidarão as aprendizagens. Vale lembrar que essas habilidades e competências que serão ressaltadas durante a utilização do material se referem a formação de futuros cidadãos com capacidade de resolver problemas, aprender a trabalhar em equipe, argumentar, defender seu ponto de vista, respeitar o outro e ser crítico em relação à sociedade em que vive.  A utilização do material será pautada em planejamento atendendo a faixa etária na qual  o aluno pertence, garantindo a prática pedagógica e a mediação entre aluno e professor.