02 MAR 2022
Prefeitura de Valinhos planeja importantes ações na Defesa Civil
Dentro do plano de governo da prefeita Capitã Lucimara, a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania da Prefeitura de Valinhos, que reúne a Defesa Civil, estuda a implantação, dentro das já existentes, de diversas ações para aprimorar o trabalho de capacitação da sociedade e proteção social. Já segue o planejamento da criação de um grupo de ações emergenciais que englobará representantes de todas as secretarias municipais da prefeitura, para atuar em situações de desastres e eventos adversos que podem causar grandes impactos na sociedade.

“Cada vez mais percebemos a importância do envolvimento da sociedade nas questões de prevenção e ações destinadas a reduzir ocorrências. Neste sentido, determinei que a prefeitura estruture um grupo com representantes de cada secretaria, que terão responsabilidades especificas junto à Defesa Civil, visando apoiar o órgão nos primeiros atendimentos”, explicou a prefeita Capitã Lucimara.

Com essa medida, de acordo com a prefeita, as pessoas e setores envolvidos dentro dessa estrutura, de toda a prefeitura, serão comunicados e terão a incumbência de se mobilizar e reduzir os impactos do acontecimento, como primeiros socorros, emissão de alertas, evacuação de áreas, alocação de desabrigados, fornecimento de cestas básicas, mobilização de máquinas, entre outras responsabilidades.

Outra medida que está em andamento é a criação de brigadas comunitárias de emergência em alguns bairros suscetíveis a ocorrências, como Country Club, Macuco, Reforma Agrária, Alpinas e São Bento. De acordo com Marcos De Paula, da Defesa Civil, a meta é conscientizar e reunir pessoas voluntárias dessas regiões para receber treinamento de primeiras ações. “Em muitos casos, o primeiro combate a um pequeno foco de incêndio, por exemplo, ajuda muito para evitar uma tragédia”, disse.

Nas próximas semanas, ressaltou o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, serão publicados Atos Oficiais com as determinações relativas aos novos direcionamentos da área de Defesa Civil.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos