03 MAR 2022
Em Capivari, GCM de Valinhos aprimora manuseio de armas não letais
Dentro da política de treinamento e aprimoramento do plano de Governo da prefeita Capitã Lucimara para a Guarda Civil Municipal de Valinhos, com foco nas novas tecnologias de segurança, os guardas municipais Reginaldo Batista e Diane Vedovatto participaram na cidade de Capivari, no último dia 24 de fevereiro, de um novo curso para manuseio de armas não letais, desta vez com uso real de gás de pimenta e granada de efeito moral. Além de Valinhos e Capivari, o treinamento teve participantes de Rafard e Tietê.
"Em outubro do ano passado, por ocasião do 38° aniversário de fundação da Guarda Civil Municipal de Valinhos, investimos e entregamos diversas armas não letais com o objetivo de preservar a vida, possibilitando menos violência, mas, ao mesmo tempo, garantindo segurança e tranquilidade aos munícipes. Agora, seguimos com treinamentos contínuos para que esses equipamentos sejam sempre bem utilizados", destacou a prefeita Capitã Lucimara.
Além das instruções de distância e ambiente para lançamento do artefato, os guardas municipais também receberam treinamento sobre quando e como usar granadas de efeito moral e gás de pimenta, chamados de armamentos de distração, normalmente utilizados para dispersar pessoas.
Recentemente, inspetores e subinspetores da Guarda Civil Municipal de Valinhos receberam treinamento para utilização da Spark, dispositivo elétrico também não letal conhecido pelo seu poder de incapacitar momentaneamente o suspeito em perseguição.
"Nosso objetivo é continuar investindo em equipamentos que preservem a segurança e a vida das pessoas", explicou o secretário de Segurança e Cidadania, Osmir Cruz.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos