04 MAR 2022
EDUCAÇÃO
Prefeitura apresenta cronograma de capacitações e atividades dos novos projetos pedagógicos
Profissionais de carreira da educação municipal ressaltam importância desses projetos para o desenvolvimento educacional dos alunos

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Educação, disponibilizou na tarde desta quinta-feira (3) o cronograma da capacitação dos educadores da rede municipal de ensino que trabalharão em sala de aula com os novos três projetos pedagógicos o Majog, Mind Lab (Mente Inovadora) e Leitura em Minha Casa (Ciranda Cultural), voltados, em parte, aos mais de 11.600 alunos matriculados nos CEMEI’s (Centro Municipal de Educação Infantil), nas EMEB's (Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais) e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

“Os coordenadores pedagógicos da Secretaria de Educação, funcionários de carreira na educação municipal de Valinhos e que trabalham diretamente com a aplicação dos novos projetos educacionais, elaboraram o cronograma de formação dos educadores de todos os níveis com o apoio das empresas fornecedoras dos materiais pedagógicos e acreditam que até o início de abril os alunos já estarão recebendo e trabalhando os conteúdos em sala de aula ou em casa, como também permitem os kits. Esses materiais farão a diferença para nossos alunos, não são simples livros paradidáticos, mas sim parte de um projeto pedagógico, cujos conteúdos estão contemplados pela própria Base Nacional Comum Curricular, que norteia os currículos do ensino público e privado”, informou a prefeita Capitã Lucimara.

Para o coordenador do Ensino Fundamental dos Anos Finais (6º ao 9º ano) e Educação de Jovens e Adultos - EJA, Lucas Scarone Silva, os alunos se beneficiarão com o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sócio emocionais, raciocínio lógico, que são capacidades que serão muito demandadas futuramente aos alunos no mercado de trabalho, com base tanto acadêmica, como formação profissional. “Tivemos muito boas referências destes materiais, quando em contato com profissionais da educação que trabalharam com estes conteúdos. Estudamos a fundo todos os materiais disponibilizados nos kits, que são densos e de grande aceitação e têm muita relação com os documentos oficiais da Base Nacional Comum Curricular”, explicou.

Já a coordenadora do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais (1º ao 5º ano), Rosimeire Zagui, destacou que, além do Mind Lab e o Majog, que são mais voltados para a área do raciocínio matemático, e outras habilidades, o projeto educacional inclui o Leitura Em Minha Casa, que vai incentivar a leitura fora da escola. “A maioria dos nossos alunos têm a oportunidade da leitura apenas na escola, em sala de aula, e agora eles terão a oportunidade de levar esse kit composto de 8 livros também para casa, fazer um trabalho com a família, e trazer essa experiência para a sala de aula junto aos colegas e professores. O projeto ainda prevê o encontro dos alunos com os autores dos livros!”.
A coordenadora ainda ressaltou que os novos materiais que envolvem os três projetos vão acrescentar no ensino. “A escola pública carece de material e estes novos projetos representam um grande ganho, um avanço, pois senão ficaríamos sempre ali, no caderno, lousa e livro didático. Temos que aumentar a quantidade de material fornecido aos nossos alunos e lançar mão de novos aprendizados”, concluiu Rosimeire.

Na coordenação da Educação Infantil (CEMEI's e Infantil I e II), Marjori Cristina de Souza Keller, explica que nas creches será aplicado somente o projeto Leitura em Minha Casa para a faixa etária correspondente. Já para a Educação Infantil serão aplicados todos os três projetos: Mente Inovadora que é da Mind Lab, o Majog e também o Leitura em Minha Casa. “Esses projetos serão muito bem vindos, principalmente nessa volta às aulas presenciais neste ano, trabalhando várias habilidades de maneira mais lúdica, mais leve e prazerosa. São materiais de muito boa qualidade, já utilizados em outras prefeituras, com experiências que tiveram êxitos em outras redes, então são materiais muito interessantes que a gente tem muito a trabalhar com eles e vão trazer ganhos aos alunos”, avaliou.

Para Alexandre Araújo Pereira, que por 18 anos foi diretor da EMEB Jorge Bierrembach de Castro, no Parque das Colinas, e atualmente é diretor de compras da Secretaria de Educação e fiscal do contrato de aquisição dos novos projetos, os materiais escolhidos para implementar a educação municipal de Valinhos não foram adquiridos de maneira aleatória. “Houve, por parte de uma séria equipe pedagógica da Secretaria de Educação, uma ampla análise e pesquisa da qualidade dos materiais e conteúdos pedagógicos que estão perfeitamente de acordo com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. Kits estes de materiais que são inclusive utilizados em rede particular de várias cidades, e até mesmo pela rede municipal de Campinas”, disse.

CRONOGRAMA CAPACITAÇÃO COM O SUPORTE DA EMPRESA
Mind Lab – Infantil I e II, 1º ao 9º ano do EF e EJA
04/03: reunião com a equipe gestora da EMEB Cecília Meireles sobre a implementação do Projeto de Vida da Mind Lab (EJA)
07/03: Formação com os coordenadores pedagógicos sobre o Projeto Mente Inovadora da Mind Lab