16 MAR 2022
EDUCAÇÃO
Prefeitura de Valinhos implanta nova estrutura para atendimentos da educação especial da rede municipal
Dar condições aos alunos com deficiência para que sejam assistidos e acompanhados de forma individualizada em suas necessidades especiais por meio de um atendimento especializado. É com este objetivo que a Secretaria da Educação, da Prefeitura de Valinhos, deu início a implantação de uma nova estrutura, com quatro salas de aula, que vai receber os alunos com qualquer tipo de deficiência, a partir da próxima semana, para um atendimento personalizado e no contraturno das aulas.

Em reunião realizada no último dia 11, os técnicos da equipe da Secretaria da Educação, sendo os gestores das escolas, diretores e coordenadores pedagógicos e de forma presencial e remota, foram apresentados à nova estrutura, cuja criação dos polos também atende à legislação educacional que subsidia alunos, por exemplo, com deficiências físicas, intelectuais e/ou sensoriais, transtornos globais do desenvolvimento, além de alunos com altas habilidades.

Atualmente, a rede municipal de Valinhos, tem em torno de 270 alunos atendidos pela educação especial no sistema, além de outros casos em processo de avaliação.

“A Educação de nossos alunos está sendo cuidada com muita atenção e critérios técnicos para o melhor desenvolvimento de todos, e especialmente aqueles com necessidades especiais, passarão a contar com toda uma estrutura de aprendizagem nestes polos, inicialmente nestas quatro salas de aula, no contraturno, com orientação dos professores da educação especial”, destacou a prefeita capitã Lucimara.
“O objetivo é dar condições aos alunos com deficiência para que sejam assistidos e acompanhados de forma individualizada em suas necessidades especiais por meio de um atendimento especializado, com um plano de aula individualizado, além de materiais adaptados”, explicou o secretário da Educação, Cleber Magdalena.

De acordo com a Diretora do Departamento Pedagógico, Ana Angélica Júlio, na reunião, realizada em dois grupos, primeiro com diretores e segundo com professores e coordenadores, num total de 90 profissionais da rede municipal de Valinhos, o objetivo do encontro foi informar e revisar com estes profissionais sobre como é a estrutura de atendimento do NAEE - Núcleo de Atendimento da Educação Especial, como se chamará a nova estrutura.

“Também aproveitamos o momento, com todos reunidos, para apresentar os novos educadores, entre eles professores, diretores e coordenadores que estão se juntando à equipe da educação da rede municipal, recém contratados por concurso público, além de fazer avaliação de casos, acompanhamento, orientações e principalmente sobre o início dos atendimentos nas quatro salas de recursos que funcionarão, a princípio, em 4 polos de atendimento”, informou a diretora.

“A implantação das salas é novidade na rede municipal de Valinhos. Elas atenderão com professores efetivos de educação especial. Os alunos serão encaminhados pelo NAEE para os polos que entrarão em contato com as famílias para um primeiro contato e posterior atendimento. São salas com padrão de acessibilidade e que dispõem de recursos apropriados para o trabalho pedagógico a cada atendimento”, adiantou a coordenadora de Educação Especial Inclusiva, Sandra Perlato.

Fonte: Departamento de Comunicação Prefeitura de Valinhos