17 MAR 2022
Defesa Civil de Valinhos se capacita para operar drones em situações de risco
Os agentes de Defesa Civil de Valinhos Atus Augusto e Alberto Pimentel concluem nesta sexta-feira, dia 18, o Curso Básico de Operação de Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS – sigla em inglês), conhecido como drones, promovido pela Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS) Defesa Civil de Campinas. Representantes de 12 cidades também participaram da capacitação. As aulas foram ministradas pelo professor Wagner Martins Araújo, capitão da reserva da Polícia Militar.

"Estamos capacitando nossa Defesa Civil com cursos inéditos e de reciclagem, ficando assim preparados para possíveis ocorrências. O drone, por exemplo, pode ser empregado em casos de incêndios e deslizamentos, onde às vezes a observação aérea ajuda na tomada de decisões por terra", explicou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

Com a aproximação da Operação Estiagem em todo o Estado de São Paulo, o diretor da Defesa Civil, Marcos De Paula, ressaltou que em Valinhos, os conhecimentos adquiridos pelos agentes serão colocados em prática para monitoramento de áreas de risco e acompanhamento de possíveis queimadas.

Para o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, essa e outras capacitações são fundamentais, já que a administração municipal está investindo em novas ferramentas de tecnologia para continuar a promover Valinhos como cidade resiliente, qualificando os servidores nos aspectos de prevenção aos desastres e questões urgentes da cidade.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos