Já há outras turmas deste curso em andamento
A Prefeitura de Valinhos, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), promoveu na manhã desta quinta-feira (17) a formatura da 1a turma do curso de Design de Sobrancelhas e Henna. A prefeita Capitã Lucimara participou do evento e reforçou a necessidade de igualdade de gênero, assim como a importância da geração de renda, proposta dessa capacitação. Ao todo, receberam certificação 14 participantes, das turmas da manhã e tarde.
No evento, compareceram nove delas, que receberam a certificação das mãos da prefeita. Estiveram presentes ainda na cerimônia a Chefe de Gabinete da Prefeita, Claudinéia Vendemiatti Serafim, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rafael Agostinho, a presidente do Fundo Social, Eva Aparecida Cassoli, o diretor do Fundo Social, Fábio Cuono, além da professora do curso, a especialista Alicia Lopez Polo, que é máster designer, visagista e especialista em correção de sobrancelhas danificadas.
“Neste mês da luta feminina, é importante que as diferenças entre homens e mulheres não gerem desigualdade, mas sim, complementação. Esta capacitação é importante para que a mulher seja inserida no mercado de trabalho e que ela possa estar em qualquer lugar que desejar”, comentou a prefeita Capitã Lucimara Godoy na abertura do evento. Na oportunidade, ela agradeceu o empenho da sua atual equipe.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rafael Agostinho, lembrou da importância da parceria entre a Prefeitura e o Sebrae Valinhos. “Nos permite promover diversos cursos”, explicou ele. A ideia futura é expandir a parceria para empresas, visando à formação de mão-de-obra cada vez mais qualificada.
De acordo com o diretor do Fundo Social, Fábio Cuono, as diretrizes para este ano é capacitar o máximo possível de pessoas em situação de vulnerabilidade. “O órgão se dedicou de forma mais intensa, no ano passado, por conta da Pandemia, a contribuir com cestas básicas às famílias vulneráveis. Este ano, intensificamos a oferta de cursos, importante para a capacitação e, consequentemente, a oportunidade de vagas no mercado de trabalho”, explicou o diretor. O órgão tem alguns cursos em andamento. Para ele, é importante capacitar as pessoas, principalmente mães e mulheres em geral, para que possam ter uma renda extra e promover mudança em suas vidas.
Esta é a primeira vez que a professora Alicia promoveu um curso em parceria com o Fundo Social. “Fiquei muito grata pelo desempenho das alunas”, afirmou. Segundo ela, o conteúdo passado foi bastante amplo e aprofundado. Para ela, o sucesso das alunas depende de cada uma. “É preciso dedicação e treinamento para evoluir na área”, explicou.
Segundo ela, o preço cobrado por salões de sobrancelhas varia entre R$ 20 e R$ 150, dependendo da capacidade da profissional, do público-alvo e da localização do salão. A especialista se prepara para o próximo curso, ministrado no Fundo Social.
Para a aluna Bárbara Gabrielli, de 18 anos, o curso é uma oportunidade. “Eu gostei demais. Foi possível nos três dias aprender muito”, explicou ela. Segundo seu planejamento, vai treinar em casa a técnica aprendida, para futuramente aplicar num estúdio, que estuda abrir.
Já a aluna Roberta Reis de Jesus, de 21 anos, a capacitação vai permitir incrementar as atividades da família, que é do ramo da estética. “Minha família já trabalha com cabelos. Agora vamos poder ampliar, agregando mais um serviço”, reforçou.