28 MAR 2022
SAÚDE
Mais de 560 doses foram aplicadas no mutirão de vacinação contra a Covid-19 no sábado
No último sábado (26), a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, promoveu mais um mutirão de vacinação contra a Covid-19. No total, 566 doses da vacina foram aplicadas em crianças, jovens, adultos e idosos do município. Além disso, 58 doses da vacina contra a gripe foram aplicadas em idosos acima de 80 anos.

De acordo com o balanço divulgado pela Secretaria da Saúde, foram aplicadas 200 doses da vacina contra a Covid-19 em crianças, sendo 68 de 1ª dose e 132 de 2ª dose. Ainda, 308 pessoas, entre jovens a partir de 12 anos e adultos até 79 anos, receberam o imunizante.

58 idosos acima de 80 anos receberam a 4ª dose. Este grupo precisa atingir o prazo de 122 dias após ter tomado a 3ª dose. Além disso, 58 doses da vacina contra a gripe também foram aplicadas em idosos com mais de 80 anos.

Novos locais de vacinação

A Prefeitura alterou alguns locais de vacinação na cidade. A partir desta segunda-feira (28), as crianças passarão a se vacinar no posto fixo da Vigilância Epidemiológica e os idosos acima de 80 anos poderão receber as vacinas contra Covid-19 e Gripe em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. O objetivo é atender de maneira mais organizada e prática a Campanha de Vacinação contra a Gripe. Confira abaixo os endereços e horários dos locais de vacinação em Valinhos, todos sem agendamento prévio:

Vacinação crianças de 5 anos ou imunossuprimidas (Pfizer) e crianças de 6 a 11 anos (CoronaVac):
- No posto fixo da Vigilância Epidemiológica, que funciona na Avenida Brasil nº 144 (em prédio anexo à UBS da Vila Santana) com aplicação de doses conforme disponibilidade, de segunda a sexta-feira, das 14h00 às 18h30.

Documentos necessários para crianças e adolescentes:
Para a vacinação, é importante que seja apresentado, pelos adultos, o CPF e o comprovante de endereço no nome da pessoa e, se não tiver endereço no nome, levar declaração registrada em cartório. Se adolescentes, o comprovante de endereço pode ser nome dos pais. Já as crianças de 5 a 11 anos devem levar, além do CPF, ou Cartão SUS e do comprovante de endereço, a carteirinha de vacinação. Importante, também, ressaltar que as crianças devem permanecer no local, após a vacinação, por 20 minutos, conforme protocolo do Ministério da Saúde, por segurança.
Também é necessário, para as crianças imunossuprimidas apresentar uma carta do médico para comprovação que deverá ser entregue e ficará arquivada. Os pais ou responsáveis devem fazer, também, o pré-cadastro das crianças no site www.vacinaja.sp.gov.br. Que ajuda a agilizar o atendimento no momento da vacinação, evitando filas e aglomerações.

Vacinação de adolescentes (a partir de 12 anos), jovens e adultos (1ª, 2ª e 3ª doses)
- No CETS, com acesso pela Rua Bahia, s/n, mesmo complexo onde fica localizada a Vigilância Epidemiológica. O horário de atendimento é das 16h00 às 18h30, de segunda a sexta-feira. Lembrando que a 3a dose só está liberada, pelo Ministério da Saúde, para adultos acima de 18 anos.

Vacinação de idosos acima de 80 anos (Covid-19 e Gripe)
- Em TODAS as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. De segunda a sexta-feira, das 9h00 às 11h00 e das 13h00 às 15h00. Aplicação das vacinas contra Covid-19 e Gripe.

Local: Valinhos