05 ABR 2022
Reunião do Conseg tranquiliza participantes sobre a segurança de Valinhos
Participantes da reunião do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) de Valinhos, realizada na noite desta segunda-feira, dia 4, no bairro Jardim Jurema, foram tranquilizados quanto à situação da segurança da cidade, com informações precisas baseadas nos índices estatísticos da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo que revelam que o município não vive uma situação de insegurança, como alardeado equivocadamente nas redes sociais. A atividade foi conduzida pelo presidente do órgão, o advogado Gilson Baioni.

O capitão da Polícia Militar, Fábio Azevedo, mostrou que nos últimos anos está ocorrendo uma queda gradativa da criminalidade na cidade, principalmente nos quesitos que mais afetam as pessoas, como furto e roubo de veículos e também furtos e roubos em geral. "Por vezes acontece um fato que, da forma como é alardeado nas redes sociais, parece que a cidade está sofrendo uma onda de crimes, o que não é verdade. Como sociedade, nestas horas temos que trabalhar juntos, evitar choques e apoiar a polícia", destacou.

Na mesma linha, o delegado de Polícia Civil, João Neves Neto, disse que as forças de segurança estão trabalhando muito e em conjunto para manter a segurança na cidade, e que o pânico gerado nas redes sociais ou grupos de discussão gera desconforto emocional, que não reflete a realidade da segurança. "Antes de pensar em propagar uma falsa sensação de insegurança, pense no trabalho sério que a polícia está fazendo".

Na questão de política e ações públicas em prol da segurança das ruas, o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, informou que, por determinação da prefeita Capitã Lucimara, a Prefeitura de Valinhos está trabalhando em diversas frentes para prevenir a ocorrência de crimes, como criação do Centro de Operações de Inteligência, que vai detectar por câmeras inteligentes veículos produtos de crime, alterações na Lei do Silêncio para evitar a perturbação das pessoas, fiscalização de veículos abandonados e inservíveis, corte de mato, trocas de lâmpadas por dispositivos de led, entre outras medidas.

Participaram ainda da reunião do Conseg a vice-presidente do órgão, Michue Sueli Oya; a secretária Lilian Perinelli Milani; presidente da Amarca (Associação dos Moradores dos Bairros Macuco, Reforma Agrária e Capivari), Cláudio de Queiroz Guimarães; Ronaldo Alencar, representante da Associação dos Amigos dos Sítios de Recreio dos Cafezais; e moradores da região do bairro Roncáglia.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos