20 ABR 2022
SAÚDE
Prefeitura reforça a importância dos cuidados preventivos da população contra a Dengue
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, reforça que a conscientização e apoio da população em relação aos cuidados preventivos contra a Dengue, como não deixar água parada e receber o agente de saúde na residência, é decisivo contra a doença. Os casos aumentaram no mês de março e abril, por conta das chuvas intensas e, até o momento, a cidade apresenta 192 positivos. Durante esta semana, equipes da saúde realizaram busca ativa de criadouros do mosquito Aedes Aegypti nos bairros Cecap, Jardim dos Manacás, Morada do Sol e Vila Pagano.

“Nossas equipes da Saúde vistoriam as casas diariamente em busca de focos do mosquito e fazem a conscientização dos moradores. Enquanto isso, as equipes de Serviços Públicos cuidam da limpeza da cidade. No entanto, a população precisa ter um olhar de atenção e manter todos os cuidados para não produzirem criadouros. Se todos trabalharem juntos, Prefeitura e munícipes, podemos controlar o vetor da doença”, explicou a prefeita Capitã Lucimara.

De acordo com um balanço divulgado pela Secretaria da Saúde, até ontem, terça-feira (19), Valinhos apresentava 192 casos positivos de Dengue, sendo 179 autóctones (contraídos dentro da cidade), 10 importados e 3 ainda em investigação. Em 2019, o total de casos do ano todo foi de 220. Já em 2020, este número caiu para 53 e em 2021 subiu para 206.

A Prefeitura, analisando o histórico dos anos anteriores e as condições de proliferação do mosquito, ressalta que essa crescente de casos positivos é comum no primeiro trimestre do ano, por conta das chuvas, mas que a tendência é que esse índice diminua nos próximos meses, com a ajuda de toda a cidade.

Entre as importantes ações de prevenção contra a Dengue, estão a eliminação de locais que podem acumular água parada, como vasos de plantas, garrafas, pneus, bebedouros de animais e caixas d’água, principais focos da proliferação do mosquito. Além disso, é extremamente importante que o munícipe receba o agente de saúde em casa, que vai em busca desses possíveis criadouros.

“As equipes de Vigilância em Zoonoses, através dos agentes de combate às endemias, fazem a prevenção e o controle em trabalho multidisciplinar, por meio de buscas ativas de suspeitos onde existem casos positivos, visitas nas residências a procura criadouros de dengue e orientações aos munícipes, vistorias de pontos estratégicos da cidade e pesquisa de criadouros e imóveis especiais onde há provável transmissão”, disse o secretário da Saúde, Dr. Gabriel Signorelli.

A Dengue

Existem quatro tipos de Dengue, conhecidas como sorotipos 1, 2, 3 e 4. Uma vez que a pessoa tem a doença, ela fica imune e não contrai novamente o mesmo sorotipo, mas pode ter a doença de novo através dos outros três. Entre os sintomas, estão febre alta súbita, dores de cabeça, dores no corpo e nas articulações, náuseas e vômitos.

Quando a pessoa tem dengue pela segunda vez, por um segundo sorotipo, existe uma chance maior do agravamento da doença, que pode ser percebido por dores abdominais fortes, vômito, sangramento, sensação de tontura e mal estar. É necessário atenção aos sintomas, pois a dengue pode até levar o paciente a óbito se não tratada. Portanto, caso os sintomas da doença se manifestem, o munícipe deve procurar a unidade de saúde para diagnóstico e tratamento adequado.

Além disso, é imprescindível prevenir-se, eliminando possíveis focos do mosquito em locais de acúmulo de água parada, como garrafas, calhas, ralos e vasos de planta. Confira abaixo todas as formas de prevenção.

Formas de prevenção contra a Dengue

•    Manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia;
•    Guardar garrafas com a boca virada para baixo;
•    Limpar sempre as calhas dos canos;
•    Não jogar lixo em terrenos baldios;
•    Colocar o lixo sempre em sacos fechados;
•    Manter baldes, caixas d´água e piscinas sempre tampados;
•    Deixar pneus ao abrigo da chuva e da água;
•    Eliminar copinhos plásticos, tampas de refrigerantes, cascas de coco em sacos que possam ser lacrados;
•    Furar latas de alumínio antes de ser descartadas para não acumular água;
•    Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana;
•    Receber bem o Agente que, além da vistoria realizada, orienta o morador a como evitar o problema em sua residência.

Munícipes que observarem locais que podem servir como criadouro do Aedes Aegypti, podem denunciar ao sistema 156 e ao e-Ouve.

Local: Valinhos