Os agentes de Defesa Civil de Valinhos Sandra Verdó e Alberto Pimentel participaram nesta terça-feira, dia 19, da Oficina Preparatória para Operação estiagem promovida nas dependências do Engenho Central, em Piracicaba, pelo Departamento de Proteção e Defesa Civil do Governo do Estado de São Paulo. O enfoque do treinamento foi a prevenção a focos de incêndio e apoio ao Corpo de Bombeiros em sinistros maiores.
Neste ano, de forma inovadora, a capacitação dos agentes municipais em todo o Estado de São Paulo também está sendo realizada na modalidade semipresencial, com participação paralela dos agentes pela internet pelo formato EaD (Ensino a Distância). A parte presencial consiste de treinamentos práticos de campo, aplicado pelo Corpo de Bombeiros, abordando-se técnicas de combate direto e indireto a incêndios em coberturas vegetais, além do correto uso dos equipamentos e regras de segurança para deslocamento na mata.
No âmbito municipal, a Defesa Civil de Valinhos já está se preparando para a Operação Estiagem, desenvolvendo diversas atividades junto à comunidade. No mês de março, juntamente com o Corpo de Bombeiros, o órgão conseguiu reunir moradores das regiões agrícolas junto de representantes da AMARCA (Associação dos Moradores dos Bairros Macuco, Reforma Agrária e Capivari) e também da Fundação Florestal do Estado de São Paulo para reforçar ações de prevenção a acidentes.
Na sequência, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros se mobilizaram para transmitir ações de conscientização para alunos das EMEBs (Escolas Municipais de Educação Básica) Dona Carolina de Oliveira Sigrist (bairro Capivari), Ruriko Morita (Reforma Agrária), e Tomoharu Kimbara (Macuco), tornando os alunos em agentes mirins defensores do meio ambiente e combatentes de práticas negativas que ocasionem incêndios e desastres.
Na mesma linha, de forma global, a prefeita Capitã Lucimara Godoy determinou a criação do GAE (Grupo de Ações de Emergência) para englobar representantes de todas as secretarias municipais da prefeitura, para atuar junto à Defesa Civil em situações de desastres e eventos adversos que podem causar grandes impactos na sociedade, e também criação de brigadas comunitárias de emergência em alguns bairros suscetíveis a ocorrências, como os rurais. Para maio, palestras e treinamentos voltados para comunidade estão sendo preparados.
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos
Local: Valinhos - SP