26 ABR 2022
SAÚDE
Ações em comemoração ao Dia Nacional da Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial tiveram aferição de pressão e orientação da Saúde
Nesta terça-feira, 26 de abril, é comemorado o Dia Nacional da Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial. A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, promoveu ações de conscientização da população sobre a importância do diagnóstico rápido e cuidados preventivos, por meio de orientações das equipes de saúde, entrega de folhetos educativos e aferição de pressão. Cerca de 230 pessoas passaram pelas ações, que aconteceram no Paço Municipal e na rodoviária.

“Muitos não sabem como prevenir a pressão alta ou como controlá-la, por isso é tão importante que nós cumpramos o nosso papel de conscientizar, orientar e alertar nossos munícipes para esses problemas que, muitas vezes, podem ser evitados através de alguns cuidados”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

Na ação realizada no Paço Municipal, foram feitas 137 aferições, das quais 103 tiveram resultados normais e 34 alterados. Na rodoviária, 93 pessoas mediram a pressão, sendo 61 normais e 32 alterados.

Todos receberam orientações das equipes da Saúde sobre a importância deste dia para que a população faça o acompanhamento de rotina e, com isso, tenha um diagnóstico rápido. Além disso, foi orientado sobre os principais pontos de prevenção do problema, como a prática de atividade física, alimentação saudável e controle de estresse.

“Esses pontos são importantes tanto para prevenir a pressão alta, como para controlá-la, no caso das pessoas que já tem o problema, evitando agravantes maiores como o acidente vascular cerebral, infarto e doenças renais”, disse o secretário de Saúde, Dr. Gabriel Signorelli.

Os profissionais também alertaram sobre os níveis que classificam a pressão alta. O nível ideal é até 130/80 e a pessoa que apresenta pressão acima de 140/90 já é considerada hipertensa. Por isso, é importante que os adultos acima de 18 anos façam a medição de pressão pelo menos uma vez por ano.

Local: Valinhos