O diretor da Defesa Civil de Valinhos, Marcos de Paula, e o agente Atus Augusto, participaram nesta quarta-feira, dia 27, da reunião da Câmara Temática da Defesa Civil, braço técnico da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas), onde foram traçadas ações regionais para a Operação Estiagem 2022 e a aprovação de adequações no projeto do Centro Regional de Meteorologia, que contará com um radar meteorológico avaliado em R$ 3 milhões. O equipamento será adquirido com recursos do Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento Metropolitano) e será instalado em área da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
De acordo com a meteorologista e pesquisadora do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), Ana Ávila, a mudança nas especificações do equipamento que será adquirido se faz necessária, pois ele é importado, cotado em moeda estrangeira, portanto, com oscilações de valor perante a moeda brasileira.
Conforme o diretor da Defesa Civil de Valinhos, mediante a explicação fornecida na reunião da Agemcamp, toda a região será beneficiada com esta inovação, pois este aparelho é mais sofisticado na sensibilidade de captar eventos meteorológicos que possam provocar danos à população.
A instalação do Centro Regional de Meteorologia, na visão do diretor-executivo da Agemcamp, Benjamim Bill Vieira de Souza, vai representar um ganho muito grande para todas as 20 Defesas Civis da Região Metropolitana de Campinas e seus quase 3,5 milhões de habitantes.
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos
Local: Valinhos - SP