04 MAI 2022
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Projeto Peixe & Cia é definido pelos idosos como saúde, amizade, meio ambiente e pescaria
Lagoa oferece sombra de árvores, quiosque e a companhia de outros animais, como galinhas e patos

O Projeto Peixe & Cia foi retomado nesta terça-feira (3), após dois anos paralisado pela pandemia do Covid 19. Atividade desenvolvida pelo Centro de Convivência do Idoso (CCI) Roque Palácio, da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Valinhos, a iniciativa tem 310 idosos inscritos, divididos em 150 com frequência às terças e 160 às quintas-feiras. Realizada na Lagoa das Figueiras, o que se vê é um grupo de amigos, alguns em casal, em que a pescaria é um mix de diversão, saúde, comunhão com o meio ambiente e amizade. No final da tarde, os cestos têm tilápia, traíra e muita vida.

“A gente sabe que os idosos desejavam a volta do projeto, que é como um remédio, um descanso, um momento de alegria para eles. É com prazer que retomamos esta atividade”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara Godoy. A retomada foi anunciada na última segunda-feira (2), durante a comemoração aos 39 anos de atividade do CCI e aos 126 anos da cidade, celebrado dia 28 de maio.

Segundo o secretário de Assistência Social, Argeu Alencar da Silva, já era esperado ter pescador no dia seguinte após sua liberação. E os idosos não esperaram mais nada para juntar suas varas de pesca, as iscas, os cestos, as passaguás, os guarda-sóis, os lanches e as boas companhias, às 7 horas da manhã. “Nem me lembro quando começamos a pescar aqui, mas estamos desde o começo do projeto”, relembra Ana Lúcia Silvério, de 71 anos. Segundo ela, pescar só se for com o marido, Vicente Silvério Silva, de 74 anos.

Dona Ana Lúcia diz que não é conversa de pescador. “Eu pesquei hoje quatro peixe e ele um”, conta ela. Seu Vicente mostra o cesto com os peixes - história confirmada! O importante é que a pesca uniu ainda mais o casal. “A gente vem pescar e deixa os problemas em casa ou no consultório médico. Na nossa idade, a gente vai muito em médico”, explica Seu Vicente.

Os pequenos lambaris pescados vão voltar para a lagoa. “Eu adoro pescar. Eu chego aqui às 7 horas e não tem hora para ir embora”, detalhou  o Seu Jaime Ananias de Lima, 70 anos. Segundo ele, a vida ficou mais cinzenta quando a atividade ficou paralisada durante os últimos dois anos. Sem pescar nada até as 11 horas, ele jura que na lagoa tem tilápia de até 3 quilos, que é o peso máximo que se pode pescar por dia. Para ele, a dica é aumentar os quilos da pescaria.

Seu Joaquim Altino de Melo, de 83 anos, chegou às 10 horas, porque foi levar a esposa ao Posto de Saúde. “Eu pesquei uma tilápia de 2 quilos. Antes da pandemia. Hoje só peguei três lambaris, mas vou devolver para a lagoa. Atrai as traíras”, explicou ele. Para ele, a pescaria é uma das poucas diversões sua. “O tempo passa aqui e a gente nem percebe”, acrescentou, lembrando que aprendeu a pescar com o pai, ainda menino de cinco anos, lá no Espírito Santo (ES). Ao redor da lagoa tem outros pescadores, como o seu Antônio de Paula Marques, de 78 anos, o Seu Carlos Roberto Esperança, de 65 anos, e muitos outros.

Regra
Para se inscrever no projeto ou qualquer outra atividade do CCI é preciso participar da reunião de acolhimento. O projeto tem regras.

As principais são ter o cartão de pesca sempre atualizado, o que significa participar das reuniões trimestrais do centro do idoso, definida em calendário; só pode pescar em um dia previamente definido (terça ou quinta-feira); utilizar somente alguns tipos de iscas, como minhocas, bichos de frutas e massas; pode levar até 3 varas (simples ou molinete); pode levar embora até 3 quilos pescados (o excedente deve ser devolvido à lagoa) e é proibida a venda dos peixes pescados.

“A pesca deve ser entendida como esportiva, como meio de colaborar com o meio ambiente”, explicou o secretário de Assistência Social. Em caso de desobediência a alguma das regras, há suspensão por 15 dias do projeto.

Para mais informações ligar para o telefone (19) 3869-2013 ou Whatsapp 3829-1337.