13 MAI 2022
Prefeitura participa da VI Semana da Família Acolhedora com atividades
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Assistência Social, participou da VI Semana da Família Acolhedora, realizada na Câmara Municipal em parceria com a Casa da Criança e Adolescente da cidade, entre os dias 10 e 12. Com o encerramento oficial nesta sexta-feira (13), durante o evento foram apresentados alguns dados do serviço de acolhimento familiar da cidade, que já atendeu 30 crianças e adolescentes, dos quais 57% retornaram para suas famílias de origem ou extensas. Atualmente, o serviço tem quatro crianças acolhidas.

“Iniciamos, no ano passado, um trabalho inédito em Valinhos com o Programa Famílias Fortes, em parceria com o Governo Federal, que irá levar a cidade a obter o selo Município Amigo da Família, que compreende as ações realizadas na cidade, pela área social, em prol da família e dos benefícios inerentes nas mais diversas áreas. E, nesta linha, o serviço de acolhimento da nossa cidade é excelente. O serviço é um dos programas da Casa da Criança e do Adolescente em parceria com a nossa Secretaria da Assistência Social”, explicou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

Segundo o secretário da Assistência Social, Argeu Alencar da Silva, a semana contou com várias atividades. Entre elas palestras e depoimentos das famílias acolhedoras de Valinhos, atividades esportivas, como zumba e panfletagem no CAC, além da concentração feita na feira do produtor do CAC.

Conforme o secretário, do grupo de 30 crianças já atendidas, apenas 17% foram para famílias substitutas/adoção. “Com relação ao número de famílias acolhedoras, desde sua implantação, 30 pessoas foram capacitadas e 18 famílias foram inscritas no serviço, ressaltando que a meta é de 15 famílias”, explanou o secretário.

Atualmente, o serviço conta com 9 famílias acolhedoras cadastradas e 3 famílias iniciando a capacitação. Com
meta para os serviços de 15 famílias acolhedoras, o volume é considerado pequeno, uma vez que as famílias podem escolher o perfil da criança e/ou não estarem disponíveis para o acolhimento. “Diante disto, 13% das crianças que passaram pelo serviço necessitaram ser transferidos para o acolhimento institucional, por falta de famílias disponíveis para o acolhimento naquele momento”, salientou o secretário.

Conforme o secretário, apesar do acolhimento institucional feito pela Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos ser um dos melhores serviços, estudos comprovam que acolhimento familiar é melhor. “Porque  visa o melhor interesse da criança e do adolescente e, por lei, é preferencial ao acolhimento institucional”, acrescentou o secretário.

O acompanhamento das crianças e adolescentes acolhidos se dá até 6 meses após o desacolhimento, em que são encaminhados para a continuidade do trabalho realizado pela rede socioassistencial do município. “Apenas quatro das crianças que foram atendidas pelo serviço foram transferidas para o acolhimento institucional, sendo que apenas uma delas retornou da família adotiva por não ter tido sucesso na adoção. Os demais desacolhidos podemos dizer que foram casos bem-sucedidos, que regressaram e permanecem em suas famílias de origem ou extensa”, comemorou o secretário.

O secretário ressalta ainda que o acolhimento familiar custa 42% menos do que o acolhimento institucional. “Desde sua implantação, o serviço de acolhimento familiar não mede esforços para divulgar os serviços na busca de conscientização e sensibilização da comunidade, para que novas famílias acolhedoras possam se cadastrar”, adiantou o secretário. O trabalho de divulgação é realizado por meio de campanhas palestras panfletagens visitas à empresas escolas instituições redes e mídias sociais.

Semana da Família Acolhedora
Uma das ações de divulgação é a comemoração da VI Semana da Família Acolhedora Valinhense, instituída no calendário de comemorações oficiais do município. sob a Lei nº 5.429, de 27 de abril de 2017, dos vereadores Franklin Duarte e Roberson Salame.

“A semana objetiva desenvolver e incentivar ações educativas através de eventos, palestras, seminários, conferências e atividades culturais e de lazer para informar, sensibilizar e conscientizar a comunidade Valinhense sobre: a violência doméstica contra crianças e adolescentes, as diferenças entre acolhimento familiar e adoção; os objetivos do Serviço de Acolhimento Familiar. Bem como o de reconhecer o trabalho desenvolvido pelas famílias acolhedoras e de divulgar o trabalho para a comunidade, para que mais pessoas tenham conhecimento, esclarecimento e participem do Serviço”, finalizou o secretário.

Estiveram presentes no evento o presidente da Câmara, Franklin Duarte, a diretora de Proteção Social Especial, Tathiani Boldarini de Camargo, a diretora de Proteção Social Básica, Vírgínia Fátima Motta Benatti, a diretora do SUAS, Rachel Lavorinti Rocha Pardo, a coordenadora Luciana Molinari D’Oliveira Freitas, servidores da Secretaria da Assistência Social, além de
representantes do CRAS e CREAS.