18 MAI 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Guarda Ambiental Municipal orienta sobre como proceder ao encontrar animais silvestres
Encontrar um animal silvestre dentro de casa ou no seu quintal talvez não seja uma boa experiência para a grande maioria das pessoas que vê perigo neste primeiro contato com o bicho. Mas a situação não é de se assustar, conforme a Guarda Ambiental Municipal de Valinhos, equipe especializada dentro da Guarda Civil Municipal que promove a segurança das áreas rurais da cidade e lida com capturas de animais silvestres em local de risco. A orientação, num primeiro momento, é manter a calma e se manter afastado, e mais importante, não matar o animal, ato que também é considerado crime.

A definição de animal silvestre, segundo o subinspetor Goulart, da Guarda Civil Municipal, é direcionada para espécies de animais não domesticados que vivem na natureza como corujas, cobras, jabutis, macacos, tamanduás, onças e pássaros, como os papagaios, que normalmente as pessoas levam para casa e acham que podem viver em cativeiro, mas estão cometendo crime de acordo com a lei 9605/98 se não possuir autorização do órgão competente.

"Com a expansão da área urbana, está ocorrendo à diminuição do habitat de diversos animais silvestres, e com isso eles tendem a chegar cada vez mais próximo ao homem", explicou Goulart. Em Valinhos, de acordo com o subinspetor, pela cidade ter fragmentos de mata atlântica, constantemente animais que vivem nesses locais se deslocam para área urbana.

A orientação da Guarda Ambiental Municipal é que, ao avistar um animal silvestre no quintal, um gambá, por exemplo, primeiro é necessário analisar se tem algo que o coloque em risco, como um cachorro, e em caso negativo, apenas mantenha-se afastado do animal, pois este seguirá seu rumo. "Outra medida importante para preservar os pássaros é nunca retirar seus ninhos do forro das casas; aguardar que saiam naturalmente e em seguida fechar os possíveis acessos para evitar que retornem. Muitos desses filhotes de pássaros ao serem retirados morrem durante o tratamento", explicou o subinspetor Goulart.

Em casos mais complexos, ele alertou para acionar a Guarda Ambiental Municipal pelo número de emergência 153. "Já atendemos uma solicitação em que uma cobra verde estava no sofá de uma residência, entre a almofada e a estrutura. Os moradores se assustaram e chamaram a Guarda Ambiental, que prontamente se deslocou ao local, fez a captura e em seguida a soltura em seu habitat", lembrou.

Quando acontecer de encontrar um animal silvestre ferido, a Guarda Ambiental Municipal orienta a não tentar pegar ou salvar o animal, já que ele está sofrendo pela dor e pode ter uma reação agressiva. Nestes casos, é importante que a corporação seja acionada o mais rápido possível. “Os animais silvestres que capturamos e não estão sadios ou estão machucados, como gambás atacados por cães e saguis que se eletrocutaram na rede de energia, nós encaminhamos para a Associação Mata Ciliar, em Jundiaí, a qual presta todos os cuidados veterinários necessários para reabilita-los, e em seguida são devolvidos a natureza”, explicou o subinspetor.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos