24 MAI 2022
CRAS São Marcos reuniu idosas e crianças para reviver a história da cidade
Apesar da diferença de idade, os grupos trocaram ideias e interesses

A equipe do CRAS São Marcos, vinculado à Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Valinhos, teve a ideia de reviver a história da cidade, juntando idosos e crianças, em comemoração aos 126 anos. As idosas contaram como era a vida social, a antiga Festa do Figo, o nascimento do Bairro São Marcos e outras vieses. As crianças se surpreenderam folheando jornal antigo e contando sobre a internet. No fim do encontro ocorrido nesta terça-feira (24), os grupos brincaram, riram e já pensam na continuidade do contato.

“Não tem criança que não goste de ouvir as histórias dos avós. E os idosos se revigoram com as crianças por perto, trazendo vida e energia”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

As crianças do COHCRIC (Centro de Orientação Humana e Cristã Santa Rita de Cássia) se sentaram num tapete ao chão. As idosas, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS, ao redor em cadeiras. A equipe foi exibindo imagens de Valinhos em seu início de formação, com fotos antigas do centro da cidade, da Igreja de São Sebastião, do recinto da Festa do Figo, da Prefeitura e outras.

Logo no início, os grupos já se sentiam à vontade para explorar as lembranças. A dona Claudete Capelato Costa, 71 anos, recortou os passeios na praça, o tradicional footing (caminhada na praça, normalmente ao redor do coreto, em que as moças andavam em sentido contrário a dos rapazes e flertavam). “Tinha que chegar em casa às 20 horas. Quando chega às 20h30 levava bronca”, comentou ela ao ver as fotos do Largo São Sebastião e da Praça Washington Luís.

Recordaram da época de formação do São Marcos, que não tinha asfalto, água nem esgoto. “A gente tinha que colocar saquinho nos pés pra não sujar de barro”, comentaram várias delas, entre risos, sem esquecer do primeiro ponto de ônibus local. Entre fotografias amareladas foram surgindo lembranças coloridas. “Eu estou achando ótima a conversa. É tudo muito divertido”, afirmou a dona Clemença Maria Dias Ferreira, de 83 anos.

O menino H., de 7 anos, ficou impressionado com o jornal antigo. Apesar de ser bastante antigo, a equipe do CRAS permitiu que as crianças manuseassem o periódico. Para eles, era “o jornal-google”, numa referência à maneira de ter acesso às notícias antigamente, comparando ao buscador. “Eu estou gostando de estar aqui. É muito legal”, disse H.

Estiveram presentes no encontro geracional a supervisora Marislei Linares de Pádua, a monitora técnica, Valdete Marcelli Abrilio, a monitora de artesanato, Helen Martins da Silva, a psicóloga, Rosana Lemos Torres, a assistente social, Amanda Inacio Faciroi, além da estagiária de Psicologia, Kelly Karoline Amorim Mafra.