24 MAI 2022
CRAS Central II promove acolhida entre brincadeira e apresentação de serviços
Maio Laranja também fez parte do evento

O CRAS Central II, vinculado à Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Valinhos, promoveu acolhida nesta terça-feira (24) em homenagem aos 126 anos da cidade, comemorado dia 28. Durante o evento, a unidade pública fez brincadeira com dado para que o grupo de famílias presente fosse encorajado a se apresentar e dizer como se sentia em relação às várias situações cotidianas. Também foram apresentados os muitos serviços ofertados pelo CRAS na cidade.

“Queremos que as pessoas se sintam bem na cidade. Sintam-se acolhidas”, afirmou a prefeita Capita Lucimara Godoy.

Segundo o secretário de Assistência Social, Argeu Alencar da Silva, o momento é oportuno para acolhida, visto que a vacina conseguiu controlar a pandemia. “Os serviços eram ofertados e explicados pelo telefone, mas não era igual. Esta é uma oportunidade”, entende o secretário.

A explanação foi feita pela assistente social Géssica Porto de Oliveira, auxiliada pela monitora técnica, Raquel Trombetta Lira. A abertura foi sobre o Maio Laranja, especificamente focado no dia 18 deste mês, conhecido como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Antes da apresentação dos serviços, a assistente social propôs uma brincadeira. “Cada um joga o dado, se apresenta e a carinha que aparecer no dado você deve falar sobre um acontecimento que traduz a emoção da carinha”, explicou Géssica. Aos poucos, cada um foi falando de si e da emoção que sentiu: sobre perdas, alegrias, esperanças.

“Eu vim para poder pegar uma cesta”, afirma a Ester Nogueira da Silva, de 22 anos, vinda de Bauru há três anos. Segundo ela, já conhece o CRAS e seus serviços, mas gostaria de conhecer mais, para saber se tem direito a mais benefícios.

Outra que veio conhecer um pouco mais sobre os serviços do CRAS foi Vanessa Rosa dos Santos Dias, 38 anos. “Eu ainda não consegui pensar direito. Estou um pouco desestruturada”, afirmou Vanessa. Desempregada, o marido faleceu há cinco meses. “Vim para ver se consigo a cesta”, acrescentou.

Durante a palestra, as servidoras públicas explicaram o funcionamento do CRAS e os muitos serviços. Entre eles o Cadastro Único (CadÚnico); o ID Jovem, voltado para o público de 15 a 29 anos; o Bolsa do Povo; a Carteira de Idoso; a Tarifa Social de Energia Elétrica; o Auxílio Brasil; e outros. Cada um foi detalhado em seu funcionamento, aquisição, valores e público-alvo.