A apresentação do Canil da Guarda Civil Municipal nos eventos Pet na Praça e Feira de Arte na Praça, que celebraram o fechamento das comemorações de aniversário de 126 de Valinhos no último dia 29, domingo, impressionou o público presente pelo profissionalismo da equipe que utiliza a perspicácia e inteligência dos cães no patrulhamento e segurança da cidade. Na apresentação na Praça Washington Luiz, quem fez sucesso foram os agentes Hunter, Whisky e Timão, que compõem o grupamento da corporação.
Os eventos foram coordenados pelas Secretarias de Cultura e Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, por meio da Coordenadoria do Bem-Estar Animal, que convidaram a Guarda Civil Municipal a expor as atividades do Canil. "Depois de dois anos sem apresentações por conta das restrições impostas pela pandemia de Covid-19, estamos voltando a expor nossos agentes caninos, e foi um grande prazer poder colaborar para o sucesso destes eventos", destacou o comandante da corporação, Aparecido Ignácio.
Quem esteve à frente do Dog Show foi o subcomandante da Guarda Civil Municipal de Valinhos, Leandro Pereira, com a subinspetora Mara e os guardas Lopes e Quemel, que coordenaram os cães nas habilidades faro em busca de produtos ilícitos, proteção ao guarda municipal e mordida na captura e detenção de suspeitos. "Temos um canil na Guarda Civil Municipal totalmente estruturado com equipamentos que nos permite treinar e preparar diariamente nossos cães agentes para as atividades de policiamento e segurança. Somos referência na região", ressaltou o subcomandante Leandro.
O secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, enfatizou que a prefeita Capitã Lucimara Godoy está investindo na gestão de segurança, e uma das medidas é o fortalecimento e aprimoramento do Canil da Guarda Civil Municipal. "Está em andamento em Valinhos a implantação do COI (Centro de Operações e Inteligência), que vai monitorar a cidade com equipamentos tecnológicos, mas é importante ter também agentes qualificados, como os cães, para ações que somente eles podem executar, como farejamento e localização de drogas", explicou.
Autor: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos
Local: Valinhos - SP