01 JUN 2022
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Prefeitura promove encontro sobre o tema abuso e exploração de crianças e adolescentes com famílias no CREAS
Preservação de combate à violência contra este grupo deve acontecer o ano todo

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Assistência Social, promoveu um encontro com famílias atendidas no CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). Ocorrida na última sexta-feira (27 de maio), o objetivo da palestra foi promover ações de enfrentamento  e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

"Independentemente de datas, a vida de nossas crianças e adolescentes deve sempre ser preservada. Valinhos se empenha em conscientizar e desenvolver ações para tornar realidade esta proteção”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

Segundo o secretário de Assistência Social, Argeu Alencar da Silva, o encontro faz parte das ações voltadas para o dia 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. “Participaram famílias inseridas no CREAS e que são acompanhadas pelo PAEF (Proteção e Atendimento Especializado a Família e Indivíduos) e pela medida socioeducativa”, explicou o secretário.

Para ele, a importância deste trabalho é reforçar a necessidade de atenção ao tema, principalmente no núcleo familiar. Segundo estatísticas, é onde ocorre o maior índice de abusos e violência contra crianças e adolescente.

“Serviu também para fortalecer a família na sua função protetiva com os seus membros, prevenindo assim a reincidência na violação  de direitos”, finalizou o secretário.

Outras ações
O CRAS Central promoveu no último dia 11, na EMEB Edina Bampa da Fonseca, no Bairro Reforma Agrária, uma roda de conversa sobre a data, com alunos do 9º ano. Foram apresentando exemplos de situações cotidianas, inclusive presentes na internet, um meio que os adolescentes passam horas. A reunião foi conduzida pelas assistente social, Letícia Maria Jacinto, e a psicóloga, Maiara Laufer, além da monitora técnica, Rosemeire Oliveira.

Já o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Assistência Social, entidades assistenciais, Circulo Amigo dos Patrulheiros da cidade e a EE Prof. Antônio Alves Aranha, promoveu no dia 18 uma caminhada em celebração à data. A ação chamou atenção pela manifestação por cartazes, faixas e folhetos no centro da cidade e semáforos.