A prefeita Capitã Lucimara Godoy entregou para a Guarda Civil Municipal na manhã desta quinta-feira, dia 9, uma viatura que será usada exclusivamente por equipes nas ocorrências em proteção às mulheres vítimas de violência doméstica, dentro do Projeto Guardiã Maria da Penha voltado à proteção de mulheres em situação de risco. Uma das funções das equipes será monitorar o cumprimento das medidas protetivas instauradas pela Justiça que garantem a proteção das mulheres contra seus agressores.
Participaram da entrega do veículo a vereadora Simone Bellini, o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, o comandante da Guarda Civil Municipal Aparecido Ignácio, as guardas civis municipais subinspetora Rose e guarda Soraia, que estão à frente do Projeto Guardiã Maria da Penha, além de agentes da corporação.
"Muitas mulheres vão se sentir encorajadas e contempladas com a possibilidade de acolhimento do Estado quando uma ação como esta é realizada. Isso é muito importante, devemos nos colocar no lugar dessas mulheres que muitas vezes estão sendo vítimas de violência, e agora nós temos esse braço forte que vai fazer o papel de acolher essas pessoas e garantir a segurança delas", destacou a prefeita Capitã Lucimara.
A vereadora Simone Bellini, que também é guarda civil municipal, destacou que a viatura, enquanto nas ruas em patrulhamento, não vai somente atender as mulheres vítimas de violência, mas também levar uma mensagem de respeito que a sociedade como um todo deve ter aos direitos femininos. "Mais importante do que coibir a violência é estabelecer uma cultura de consideração aos valores humanos em todos os sentidos, e isso inclui o respeito ao público feminino e ao seu direito à dignidade", disse a vereadora.
A nova viatura, especial para atendimento de ocorrências onde o chamado pelo 153 for de violência doméstica e familiar, faz parte de um pacote de medidas para fortalecimento da Lei Maria da Penha em Valinhos. Está em tramitação na Câmara Municipal o Projeto de Lei 110/2022 de autoria da prefeita Capitã Lucimara Godoy que institui ações em proteção à mulher. "Estamos assegurando o acesso a uma estrutura de atendimento adequado, bem como executando ações estratégicas para a integração, ampliação e adequação dos serviços públicos especializados para o atendimento às mulheres em situação de violência e acompanhamento das medidas protetivas, em sua maioria não respeitadas pelos agressores o que leva as vítimas ao feminicídio", argumenta a prefeita.
Além disso, conforme ressaltou o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, a Guarda Civil Municipal está desenvolvendo aulas de noções básicas de defesa pessoal para mulher, para que elas possam lidar com situações de perigo, sejam elas agressões físicas ou morais, e, além disso, está em andamento os estudos para implantação de uma sala de acolhimento, na base da Guarda Civil Municipal, para mulheres que necessitem de atendimento e orientação da corporação. "Estamos atentos em promover o bem estar da mulher e da sua família, e neste sentido estamos trabalhando para cada vez mais fortalecer os objetivos da Lei Maria da Penha em nossa cidade", salientou o secretário.
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos
Local: Valinhos - SP