A ação integra o projeto de formações visando a capacitação dos professores
A Prefeitura de Valinhos, sob a coordenação da Secretaria de Educação, inseriu em seu programa pedagógico uma nova formação voltada aos professores das áreas de Ciências, Geografia e História com a promoção do curso de aperfeiçoamento “A relevância do patrimônio natural e cultural em Valinhos e a Serra dos Cocais em práticas pedagógicas”.
O curso, que foi ministrado nos dias 31 de maio e 4 de junho, por renomados educadores, entre eles a professora Dra. Gabrielle Cifelli, docente da FATEC (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo), das unidades de Barueri e Itu, além de pesquisadora do Instituto de Geociências da Unicamp, com experiência na área de ensino e pesquisa em Geografia, Turismo e Patrimônio Cultural e na produção de material didático para o ensino fundamental e médio; o professor e Dr. Salvador Carpi Junior - Geógrafo, Pesquisador Doutor do Departamento de Geografia, Instituto de Geociências da Unicamp (Universidades Estadual de Campinas); o professor Dr. Márcio Adriano Bredariol, que em sua tese de doutorado estudou o patrimônio natural da Serra dos Cocais.
Para a prefeita Capitã Lucimara, a capacitação dos professores é importante em vários sentidos que vão desde o retorno do conhecimento aos alunos na sala de aula até o incentivo para a formação continuada dos educadores em suas respectivas áreas de atuação. “Além da administração municipal investir em novos projetos pedagógicos para serem aplicados aos alunos e no reforço escolar, temos de pensar também em promover capacitações para os nossos educadores que já têm uma excelente formação profissional e podem ser estimulados a participar de novas ações como esse curso que destaca as riquezas do patrimônio natural e cultural de nossa Valinhos”, disse.
“O curso primeiramente teve um módulo teórico, no dia 31 de maio, onde os professores tiveram a oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre questões do patrimônio histórico-cultural e natural de Valinhos, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, com a apresentação de práticas pedagógicas que podem ser aplicadas com os estudantes em sala de aula”, destacou a secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim.
Já no sábado, dia 4, os professores visitaram locais que possuem relevância histórica, cultural e ambiental para a observação de suas características e para a análise do seu valor patrimonial. Os locais visitados foram: Museu Municipal ‘Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto’ localizado na Estação Ferroviária também contemplada pelos participantes; a Casa Modernista Flávio de Carvalho; o Lar São Joaquim; todo o entorno da Fazenda Fonte Sônia e Observatório Abrão de Moraes mantido pela USP (Universidade de São Paulo).O jornalista André Reis contribuiu com a organização do evento e com a experiência de quem viveu parte da história de Valinhos.
“Espera-se que o curso de Educação Patrimonial possa em muito contribuir com a capacitação dos professores para que sejam multiplicadores desses conhecimentos, desenvolvendo projetos e práticas pedagógicas em sala de aula e nos demais espaços de ensino e aprendizagem”, avalia coordenador de Ensino Fundamental II e EJA (Educação de Jovens e Adultos), Lucas Scarone Silva.