15 JUN 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Canil e Guarda Ambiental da Guarda Civil Municipal apresentam suas atividades para Grupo Escoteiro Valinhos
O Canil e a Guarda Ambiental, ambos destacamentos da Guarda Civil Municipal de Valinhos, se apresentaram para os lobinhos do Grupo Escoteiros Valinhos, crianças de 6 a 11 anos que fazem parte dos projetos da instituição. O evento, que teve a participação também da Coordenadoria do Bem Estar Animal, aconteceu no último dia 11, sábado, na sede da entidade, que fica no bairro Santo Antônio.

A equipe de Canil, formado pela subinspetora GCM Mara e guardas Tonini e Lopes, apresentaram um Dog Show com os agentes K-9 Colt e Aladim, mostrando as habilidades dos cães nas áreas de faro e mordida como forma de proteção ao guarda municipal durante uma ação de abordagem de risco.

Já a Guarda Ambiental, com o subinspetor Goulart e guardas Atair e Medeiros, explicaram a atuação das equipes para promover o bem estar e proteção aos animais, treinamentos para lidar com animais silvestres, e expuseram os cuidados com uma cobra cascavel que cerca de uma hora antes tinha sido capturada na Avenida Invernada, e na sequência ao evento foi devolvida ao seu habitat natural.

Nas suas redes sociais, o Grupo Escoteiro Valinhos manifestou a satisfação em poder contar com as apresentações do Canil e da Guarda Ambiental da Guarda Civil Municipal na sua atividade, que antecedeu o Dia do Escotismo no Brasil, comemorado neste dia 15 de junho. "Tivemos o prazer de receber em nossa sede uma mega e sensacional atividade, trazendo muito conhecimento e deixando para nós muito aprendizado. Estaremos sempre de portas abertas para novos projetos", ressaltou a entidade por meio de sua rede social no Facebook.

O secretário Osmir Cruz destacou que essa aproximação que acontece com a sociedade por meio de eventos e apresentações é muito importante, pois destaca o papel educativo e social da Guarda Civil Municipal ao mesmo tempo que desperta nas crianças e jovens a consciência de ajudar na segurança da cidade. "De certa forma, estamos criando uma cultura nas famílias de que ser parceiro das instituições de segurança é importante para o bem estar comunitário", acrescentou Cruz.

Alinhado com as palavras do secretário, o comandante da Guarda Civil Municipal, Aparecido Ignácio, salientou que a corporação estará sempre de portas abertas para mostrar as habilidades de suas equipes, que tem como base a proteção do cidadão valinhense. "Nossos grupamentos específicos praticamente atendem atualmente a todas as necessidades em questão de segurança", destacou Ignácio.
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos