Desde o início da ação, foram realizados 253 atendimentos
Nos últimos sete dias, a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Assistência Social, registrou mais 72 atendimentos a pessoas em situação de rua na cidade na Operação Inverno, que começou no dia 23 do mês passado. Ao todo, a cidade conta com 50 vagas, divididas entre o Abrigo Emergencial de Inverno no Centro Comunitário da Vila Progresso e o abrigo municipal do Joapiranga, este último, inclusive para o público feminino.
O levantamento da Secretaria é referente ao período de 15 a 21/06 (última terça-feira, início do Inverno). “Nos últimos dias as temperaturas voltaram a cair, tornando as madrugadas bastante geladas. As equipes têm trabalhado muito para não deixar ninguém sem assistência nas ruas”, explicou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.
Pelas ruas da cidade, o trabalho das equipes de abordagem da Secretaria de Assistência Social, inicia às 18 horas, sendo concluído às 20 horas. Nesta abordagem, as pessoas que desejam são encaminhadas para o Abrigo Emergencial de Inverno ou para o Joapiranga, se houver necessidade. As pessoas que preferem permanecer nas ruas recebem cobertores se estiverem precisando.
Durante o dia as pessoas também recebem encaminhamentos para pernoite no SEAS. “Realizamos nestes últimos 7 dias 65 abordagens noturnas nas ruas, com distribuição de quatro cobertores aos que necessitaram”, acrescentou o secretário da Assistência Social, Argeu Alencar da Silva.
Segundo ele, o trabalho é feito por meio do SEAS (Serviço Especializado de Abordagem Social) e diretamente nas ruas.
Histórico
Desde o início da Operação Inverno até o dia 14 deste mês, foram feitos vários acolhimentos, resultando em 253 atendimentos para pernoite, banho e alimentação, em ambos os abrigos.
Na recepção do abrigo, os acolhidos recebem um kit de higiene pessoal, jantar, banho e local para dormir, além de ser oferecido um chá. “Os atendidos recebem café da manhã, antes de deixar o abrigo”, finalizou o secretário.
Ao todo há 50 vagas, divididas entre o Abrigo Emergencial de Inverno no Centro Comunitário de Vila Progresso e o abrigo municipal. No abrigo há 25 vagas para homens e cinco voltadas para o público feminino que se encontra em situação de rua. O Centro Comunitário tem possibilidade de abrigar 20 homens. Em ambos locais são oferecidos o mesmo tipo de atendimento, para os que são atendidos em pernoite.
A Operação Inverno começou no dia 23 de maio, previsto encerrar no dia 21 de agosto, com duração de 90 dias.