23 JUN 2022
EDUCAÇÃO
Três escolas municipais de Valinhos se programam para festas juninas neste sábado
Mais três unidades escolares de rede municipal de Valinhos seguirão neste final de semana a tradição dos festejos juninos com a realização de eventos no sábado (25), sendo a Cemei Professor Oswaldo Müller (Jd. América II), das 10h00 às 14h00 e as Emeb’s Neize Mathedi (Jd. Jurema), somente dança das 8h00 às 12h00, e Prefeito Jerônimo Alves Corrêa (Jd. do Lago), das 11h00 às 17h00 (veja abaixo a programação das escolas).

As atividades fazem parte da proposta pedagógica de ensinamento e valorização das culturas típicas brasileiras, da Prefeitura de Valinhos, que por meio da Secretaria de Educação, está realizando em sua rede municipal de ensino os festejos que prosseguirão em julho e agosto em uma programação repleta de apresentação de danças, da tradicional quadrilha com direito a casais de noivos, comidas típicas, barracas de brincadeiras e muitos mais. Para a prefeita Capitã Lucimara, as comemorações, conforme a tradição cultural do país, devem ser resgatadas e mantidas.

“Sabemos que as comemorações e festas típicas da cultura caipira brasileira, que são tradição em junho e julho e até mesmo em agosto, são grandes momentos de interação social e lazer e especialmente de conhecimento. E é com este propósito também que nossa rede municipal de ensino está promovendo esses momentos importantes de envolvimento entre os alunos, pais, educadores e funcionários”, destaca a prefeita Capitã Lucimara.

De acordo com a Secretaria de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim, cada escola promove o evento de maneira organizada pela própria direção e coordenação das unidades. As celebrações na rede municipal de ensino começaram no último dia 4, na Emeb Jorge Bierrembach de Castro (Parque das Colinas).

Ao todo, 18 unidades educacionais entre Cemei´s (Centros Municipais de Educação Infantil) e EMEB’s (Escolas Municipais de Educação Básica) reservaram datas para promover os eventos festivos e abertos à comunidade escolar e aos familiares dos alunos, com elementos decorativos como as bandeirinhas, as deliciosas comidas típicas, brincadeiras, quadrilhas e apresentações culturais e de dança dos alunos.

Entre as unidades que se programaram para eventos foi a EMEB Governador André Franco Montoro, do Bom Retiro. O diretor da escola, Alceu Bento Petenuci Junior, disse que o evento é aberto a toda a comunidade.

“Estas festas servem para reforçar entre os alunos as tradições culturais do nosso país, região, valorizando as danças e costumes e resgatando nos alunos o conhecimento e aprofundamento sobre esses conteúdos que são trabalhados em sala de aula e na festa levados na prática. Mas nesse ano o evento tem um caráter muito especial, afinal foram dois anos sem ter festa nenhuma na escola por causa da pandemia e o evento coletivo será uma nova oportunidade da comunidade aqui do Bom Retiro de retomar o contato entre todos, da escola se aproximar dos familiares”, disse o diretor que destacou que os pais inclusive ajudam a montar a festa e o dinheiro arrecadado com as barracas de brincadeiras e comidas típicas é revertido para a APM (Associação de Pais e Mestres) da escola.

Programação
- Cemei Professor Oswaldo Müller (Jd. América II): 25/06 (sábado) – 10h00 às 14h00;
- Emeb Neize Mathedi (Jd. Jurema): 25/06 (sábado), somente dança das 8h00 às 12h00;
- Emeb Prefeito Jerônimo Alves Corrêa (Jd. do Lago): 25/06 – das 11h00 às 17h00;
- Cemei Antonio Montero Filho (Jd. São Marcos): 02/07 – das 9h30 às 13h00;
- Cemei Alberto Juliano Serra (Jd. Maracanã): 02/07 (sábado) – das 10h00 às 14h00;
- Emeb Lelia F. Bueno Leme (Jd. Imperial): 02/07 (sábado) – das 10h00 às 14h00;
- Emeb Governador André Franco Montoro (Bom Retiro); 02/07 – das 10h00 às 17h00;
- Cemei Octávio Quércia (Capivari): 02/07 (sábado) – das 10h00 às 16h00;
- Emeb Dona Carolina de Oliveira Sigrist (Capivari): 02/07  (sábado) – das 10h00 às 16h00;
- Emeb Luiz Anntoniazzi (Jd. Santo Antônio): 02/07 (sábado) – das 10h00 às 16h00;
- Emeb Cecília Meirelles (Jd. Paraíso): 02/07 (sábado) – das 11h00 às 18h00;
- Emeb Alice Suli Nonato (Jd. Jurema): 02/07 (sábado) – das 11h00 às 17h00;
- Emeb Dona Estefânia C. V. Braga (Jd. Pinheiros): 02/07 (sábado) – das 9h30 às 14h30;
- Emeb Carlos C.V. Braga (Jd. Pinheiros): 02/07 (sábado) – das 9h30 às 14h30;
- EMEB Fany Moletta (Vale Verde): 06/07 (quarta-feira) – das 11h00 às 16h00;
- Cemei São Lucas (Jd. Santa Marina): 09/07 (sábado) – das 10h00 às 16h00;
- Emeb Vereador Professor Penho Conte (Jd. Novo Mundo I): 06/08 (sábado) – das 9h00 às 11h30 e das 13h00 às 15h30;
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos