24 JUN 2022
EDUCAÇÃO
Professora da rede municipal de Valinhos é 1ª colocada em concurso nacional de Artigos Científicos sobre Fortalecimento de Vínculos Familiares na Pandemia
No ano passado, a atual gestão efetivou parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos para as ações do projeto Famílias Fortes, em Valinhos, que deve levar a cidade a receber o selo de Município Amigo da Família

A professora Vanja Ramos Vieira de Campos, que leciona no Fundamental I da EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Jorge Bierrenbach de Castro, no Parque das Colinas, será premiada no próximo dia 28, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), na cerimônia de entrega dos prêmios do Concurso de Artigos Científicos sobre Fortalecimento de Vínculos Familiares em Tempos de Pandemia, promovido pela Secretaria Nacional da Família (SNF), do Ministério da Mulher Família e Direitos Humanos (MMFDH), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A cerimônia de premiação ocorrerá no Seminário Internacional de Políticas Públicas Familiares.

Segundo ainda a prefeita Capitã Lucimara, que parabeniza a educadora pela contribuição científica, o concurso, na edição 2022, destinou-se a selecionar artigos científicos de alta qualidade e inéditos. “O tema tratado pela educadora em seu artigo é considerado de extrema relevância no contexto municipal. Fechamos em 2021 convênio com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos para o desenvolvimento do programa federal Famílias Fortes que está em desenvolvimento pela Secretaria de Assistência Social. Com o cumprimento de todas as etapas do programa, a cidade será certificada com o Selo Município Amigo da Família”, destacou.

“Ficamos muito honrados em ter em nosso quadro de educadores, da Rede Municipal de Ensino de Valinhos, um docente com tamanha cumplicidade em contribuir com a produção de um tema relacionado à Pandemia que muito interferiu no cotidiano das famílias de um modo geral e também nas atividades escolares que tiveram que ser readequadas ao ensino remoto”, disse a secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim.

A educadora, que atualmente faz doutorado em Educação pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), foi a 1ª colocada, com uma nota de 98 pontos, entre 9 artigos classificados, na categoria que trata das relações familiares e o uso imoderado das novas tecnologias no contexto da pandemia com o seu artigo “Fortalecimento de vínculos familiares em tempos de pandemia: as relações familiares e o uso imoderado das novas tecnologias no contexto da pandemia. A dimensão afetiva nas relações sociais familiares - impactos decorrentes da pandemia de covid-19 e o uso de tecnologias digitais”, e o resultado foi publicado no Diário Oficial da União, no último dia 6 de junho.

De acordo com a professora Vanja, o artigo de 20 páginas teve como proposta discutir a dimensão afetiva no ambiente familiar, sob o impacto do uso de tecnologias digitais. Foi destacada a importância do contato pessoal, das emoções percebidas no face a face das relações que não são substituídas pelo mundo digital. “O caminho do equilíbrio entre o uso das mídias eletrônicas e as relações interpessoais foi apresentado como uma possibilidade viável, onde a tecnologia possa caminhar junto com o Homem”, disse.

A autora sugere que a busca de alternativas para o fortalecimento de vínculos familiares não propõe a supressão do universo digital, mas, principalmente, adequação e moderação do uso dessas mídias, valorizando a priorização das trocas afetivas entre o Eu e o Outro. “Enfatizo no artigo que as trocas afetivas, bem como os seus desdobramentos, são fundamentais na constituição de crianças e jovens como cidadãos ativos na sociedade em que estão inseridos”, destaca.

Como primeira colocada, a autora receberá um notebook e seu artigo será divulgado em publicação específica do Observatório Nacional da Família. A professora acredita que a divulgação do artigo pode servir como inspiração para novas pesquisas, abordagens teóricas e práticas que envolvam a temática educação, afetividade e família.

O convite à professora Vanja para participar do evento de premiação partiu do Observatório Nacional da Família, por meio da Coordenação de Estudos, Pesquisas e Avaliação, integrada à Diretoria de Equilíbrio Trabalho-Família, da Secretaria Nacional da Família (SNF). Os custos de passagens aéreas e diárias, além do prêmio material do equipamento de informática estão serão providenciados pela própria SNF.

Saiba mais

O Concurso de Artigos Científicos sobre Fortalecimento de Vínculos Familiares em Tempos de Pandemia teve por objetivo estimular, evidenciar e dar visibilidade à produção de artigos científicos voltados para a temática de família, em consonância com o disposto no Art. 3º, inciso IV, do Decreto nº 10.570, de 9 de dezembro de 2020, que instituiu a Estratégia Nacional de Fortalecimento dos Vínculos Familiares, que destina-se a “fomentar a pesquisa, a produção e a divulgação de conhecimento acerca da realidade das famílias brasileiras e da relação entre os vínculos familiares e o bem-estar da população”.
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos