A Prefeitura de Valinhos retirou a guarita da Guarda Civil Municipal (GCM), localizada no calçadão do Largo São Sebastião, para instalar no local uma das mais modernas e bem-equipadas bases móveis comunitárias do Brasil. Segundo o secretário de Defesa do Cidadão, Dr. Ederson Marcelo Valêncio, a guarita não tinha funcionalidade do ponto de vista operacional. "Além de ser insalubre, expunha o guarda a risco, por limitar o campo de visão e ação", explicou.
Com a retirada da guarita, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos finaliza nesta semana a regularização do piso para servir de estacionamento da base móvel, de forma que não atrapalhe o trânsito no local.
Segundo o secretário de Defesa do Cidadão, a base móvel ficará estacionada no local, de acordo com a programação, que começará nos próximos dias, com a Operação Natal.
Base móvel – O veículo (modelo Sprinter, ano 97), utilizado pela Secretaria da Saúde até o limite permitido pela lei, foi adaptado pela Perbianco, empresa especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas para equipamentos eletrônicos e mecânicos.
A Sprinter recebeu equipamentos de alta tecnologia e uma série de outros recursos, como uma haste de seis metros que sustenta uma câmera com infravermelho que gira 330 graus e inclinação de 180 graus, com alcance visual de até quatro quilômetros e torre de iluminação giratória para facilitar o trabalho em ambientes escuros. Outras câmeras monitoram o entorno do veículo sob diversos ângulos.
As câmeras são capazes de fazer reconhecimento facial e de placas, identificando e apontando pessoas procuradas pela Polícia ou veículos em situação irregular, como produtos de furto ou roubo. Conectada via rádio, GPS, Wi-Fi e 3G, o veículo tem mesa de controle, transmissor e receptor via rádio-frequência, sinalização externa com giroflex e break light, ar-condicionado, gerador diesel com autonomia de 8 horas, tomadas, frigobar e cadeiras giratórias para permitir o trabalho dos guardas em ações tanto na cidade quanto no campo.
As imagens captadas são transmitidas para a central, que, de lá, pode definir a quem acionar e que tipos de ações deve tomar. A facilidade de deslocamento é outra vantagem da base móvel, que pode chegar rapidamente até o local de ação ou prevenção.