28 JUN 2022
DAEV
GABINETE DA PREFEITA
Prefeita Capitã Lucimara prestigia a 5ª edição do Fórum Permanente sobre Recursos Hídricos da OAB

Chefe do Executivo destacou importância do desenvolvimento sustentável da cidade; evento teve palestra do DAEV

A prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara, participou na noite de segunda-feira, 27 de junho de 2022, da 5ª edição do Fórum Permanente sobre Recursos Hídricos. Organizado e promovido pela Comissão de Meio Ambiente e Urbanismo da Ordem dos Advogados de Valinhos (OAB), o evento teve como tema a ‘Gestão e Recursos Hídricos’ e ocorreu no plenário da Câmara Municipal, com abertura do presidente da OAB 139ª Subseção de Valinhos, Drº Fabrício Camargo Simone.

A mesa do evento foi composta pela prefeita Capitã Lucimara, pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Franklin Duarte; pelo presidente da OAB, Drº Francisco Camargo Simone; e a presidente da Comissão de Meio Ambiente e Urbanismo da OAB, Drª Sandra Gerais de Camargo Rangel. Ainda participaram do fórum outras autoridades municipais, do legislativo e do executivo, e sociedade civil.

Aos presentes a Chefe do Poder Executivo de Valinhos destacou a importância da realização do fórum justamente por tratar de um dos bens mais preciosos existentes à sociedade, que é a água. “Eu, enquanto chefe do Executivo, compartilho desta preocupação com o meio ambiente e com os recursos hídricos, para que o desenvolvimento do Município seja sustentável. E também adianto aqui neste fórum que muitas soluções estão em andamento e muitas outras serão aqui apresentadas a vocês pelo Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos [DAEV]”, falou a chefe do Executivo.

Entre as ações em andamento, a prefeita Capitã Lucimara adiantou sobre a construção da segunda linha de captação do Rio Atibaia, que iniciou em junho deste ano e que terá quase 4 mil metros de extensão; e também destacou a importância da consciência do uso racional do recurso por toda a sociedade. “Essa duplicação da linha adutora é uma das ações que estamos promovendo, para evitar que a cidade não fique sem condições hídricas. Contudo, tão importante quanto as obras, é fundamental que todos, poder público e sociedade civil, despertem à preocupação real com o meio ambiente, para que o consumo da água seja racional”, disse ela.

O DAEV, inclusive, foi convidado a participar do fórum com a palestra ‘Ações atuais e futuras para a gestão de recursos hídricos no município de Valinhos’, com a participação do presidente da Autarquia Municipal, o engenheiro civil e sanitarista Walter Gasi.

Em sua apresentação o titular da Autarquia Municipal falou sobre a necessidade dos desassoreamentos dos mananciais internos, que estão previstos às barragens Figueiras (na lagoa do CLT), Moinho Velho e João Antunes dos Santos; ações voltadas à redução de perdas físicas e não físicas, incluindo de hidrômetros, a troca de rede em andamento na região do Vila Santana e a que será feita na parte baixa do São Cristóvão, entre outros; e explicou sobre a segunda linha de captação do Rio Atibaia, entre outras.

Gasi também explanou sobre ações de proteção de mananciais e construção de novas barragens internas, Plano de Segurança da Água, distribuição e reservação de água tratada, índices de atendimento do abastecimento, perdas e ações de enfrentamento, educação sanitária e ambiental, projetos para captação de mais água bruta e de aumento de reservação, além de déficit tarifário e suas consequências frente ao aumento de preços dos materiais, energia elétrica e produtos químicos. A apresentação feita pela Autarquia Municipal pode ser baixada aqui.

Outros destaques da programação

Também foram convidados a palestrarem pela Comissão de Meio Ambiente e Urbanismo (CMAU) da OAB a Conselheira Federal da OAB por São Paulo, presidente da Comissão Especial de Direito Urbanístico do Conselho Federal da OAB e pós-doutora em gestão de águas para consumo humana abordou questões importantes, Drª Daniela Libório, com a palestra intitulada ‘Gestão dos Recursos Hídricos’; e o promotor do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA), Drº Rodrigo Sanches Garcia,  que em sua palestra ‘Recursos Hídricos desde 2014 até o presente’ contextualizou o cenário regional, com destaque em Valinhos.

Após as palestras houve a abertura de perguntas do público, na forma de debate, intermediadas pela Drª Sandra Gerais de Camargo Rangel e Drª Maria Amélia Devitte Ferreira D’Azevedo Leite, sócia-fundadora da Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Valinhos (AEAAV).