08 JUL 2022
EDUCAÇÃO
EMEB do Jardim do Lago promove ação de conscientização sobre direitos da Mulher entre os alunos
Alunos participam de atividades no Dia M.
Os alunos da EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Prefeito Jerônimo Alves Corrêa e seus educadores encerram a última semana de aula do semestre com chave de ouro, em Valinhos. Eles participaram de uma programação repleta de atividades voltadas à conscientização sobre os direitos da Mulher, fruto de um projeto pedagógico chamado de ‘Dia M’, promovido pela escola entre os alunos do Ensino Fundamental II (anos finais do 6º ao 9º ano).

Nos últimos dias 4 e 5, assistiram a vídeos, apresentações de trabalhos de equipes, fizeram jograis, declamações de poesias e participaram de debates. Foram tratados temas trabalhados ao longo do semestre como a origem do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de Março, bullying e ciberbullying com relação à Lei sobre proteção de dados, boas maneiras, mídia e auto estima, padrões de beleza, patrimônio público escolar, feminicídio, participação da mulher na política, além da participação dos homens em atividades domésticas; Padrões de beleza.

Também acompanharam palestras importantes com profissionais sobre depressão e dicas para criar um ambiente mais ameno, proferida pela dra. Isadora Ferrari, e com o tema “Lei Maria da Penha: direito de viver sem violência”, com a advogada Carolina Góes.
De acordo com o diretor da unidade, Alex Sander Contiero, e a coordenação pedagógica da escola, as atividades no semestre que culminaram nestes dois dias programados envolveram as disciplinas de Artes, História, Língua Inglesa e Língua Portuguesa. O objetivo foi o de combater o preconceito e a desvalorização da figura feminina que, em muitos locais, sofre com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional.

“Além disso a proposta foi informar os direitos e deveres da mulher em sociedade, conscientizar os alunos sobre a importância da mulher repensando o seu papel e sua importância na sociedade com sua independência pessoal e profissional e combater o bullying na escola e ciberbullying nas redes sociais. Também houve destaque para a disseminação de regras das boas maneiras próprias em diferentes ambientes”, destacou a secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim, que elogiou a realização da ação de iniciativa dos próprios educadores da EMEB como forma de estimular as discussões de temas, como a valorização da mulher na sociedade, dentro de práticas pedagógicas.

“Professores e professoras em conjunto com os alunos e alunas realizaram um evento incrível. Este projeto buscou refletir sobre o papel da mulher nos dias atuais. Contamos com duas palestras e, além disso, os próprios alunos apresentaram seus trabalhos. Vale lembrar que o projeto não se resume a sua culminância, com as apresentações feitas, mas ressaltar todo o trabalho e estudo envolvido nas semanas que antecederam o evento. Toda a equipe de educadores da EMEB Jerônymo está orgulhosa!”, disse o diretor Alex.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos