08 JUL 2022
Professores de creche e da pré-escola de Valinhos passam por nova formação
A prefeitura de Valinhos, dentro da programação de formação continuada dos educadores da rede municipal de ensino oferecida pela Secretaria de Educação, promoveu durante esta semana novas formações com os professores das CEMEI’s (Centro Municipal de Educação Infantil) e da pré-escola que lecionam nas EMEB’s (Escola Municipal de Educação Básica).

“As formações são fundamentais para o desenvolvimento dos professores em todos os níveis da educação. Por isso, nossa Secretaria de Educação tem promovido uma série de formações junto aos professores dentro da nova proposta pedagógica que integra o programa Valinhos Educação Inovadora”, destacou a prefeita Capitã Lucimara.

Nos dias 4 e 5 (segunda e terça-feira), a Secretaria de Educação do Município de Valinhos, promoveu formações para os coordenadores pedagógicos e professores dos CEMEIs da Rede Municipal, totalizando 57 profissionais.

O objetivo da formação “Práticas docentes no CEMEI” foi, de acordo com a secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim, acolher os novos professores que estão ingressando na rede, nas turmas de berçário e maternal, e fomentar a troca de saberes entre os educadores que estão na creche.

“Essa formação amplia o número de professores que fazem parte da equipe dos CEMEIS. A proposta é que, mensalmente os professores participem das formações oferecidas pela Secretaria da Educação”, disse Claudineia.

Pré-escola

Já nesta quinta e sexta-feira, dias 7 e 8, foi realizada também na Secretaria de Educação uma formação com professores da pré-escola (Infantil I e II), contando com um acolhimento presencial dos professores, apresentação de registros, reflexões, vivências e toda documentação pedagógica sobre o curso que tratou dos temas sobre currículo, registros, observações, estratégias avaliativas, planejamento, contextos investigativos, documentação pedagógica, Base Nacional Comum Curricular e Currículo Paulista.

“Tais documentos serão utilizados para estudo e reflexão, auxiliando na construção do currículo de Valinhos em relação à Educação Infantil”, explica a diretora do Departamento Pedagógico, Ana Angélica Júlio.

Outras formações

Outro destaque neste 1º semestre de 2022, são as diversas outras ações formativas com os professores e gestores da rede. Aos professores com atribuição do Reforço Escolar (2º ao 9º ano) foi disponibilizada em março, a primeira formação com orientações e sugestões de atividades para o alinhamento das aulas de reforço escolar.

Já os professores de Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental realizaram formação inicial em oficinas do Projeto Majog ministrada pela equipe pedagógica da empresa que forneceu os materiais paradidáticos. Também foi realizada a formação inicial e continuada mensal, via plataforma Mindlab, do Projeto Mente Inovadora com os professores de matemática. Os professores de Língua Portuguesa tiveram formação sobre o projeto Leitura em Minha Casa e a palestra “Os Conceitos, Revisitação e Aprendendo com a Prática na sala de aula”.

Houve ainda formação voltada aos professores da EJA que participaram da formação sobre o desenvolvimento na adolescência e os professores das áreas de Ciências, Geografia e História participaram do curso de aperfeiçoamento “A relevância do patrimônio natural e cultural em Valinhos e Serra dos Cocais em práticas pedagógicas”, que permitiu o aprofundamento sobre os conhecimentos sobre questões sobre patrimônio histórico-cultural e natural de Valinhos.

Já os professores de Arte participaram da oficina de argila promovida pelo Centro Cultural Casa do Pavão, bem como a visita ao museu João do Monte. Aos professores de Educação Física, foi realizada a palestra “Educação Física Escolar e Autismo” e os professores de Língua Inglesa realizaram a oficina “Desenvolvimento de estratégias nas habilidades comunicativas”.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos