13 JUL 2022
GABINETE DA PREFEITA
TECNOLOGIA E QUALIDADE
Para implantar prontuário eletrônico na Saúde, Valinhos instala novos computadores na UPA e Upinha
Próximos passos serão a instalação de novos computadores nas Unidades Básicas de Saúde e centros de especialidades

A Prefeitura de Valinhos, dando sequência aos investimentos na área de Tecnologia e Inovação, já começa a instalar os 360 computadores e 23 notebooks destinados à Secretaria da Saúde, de um total de 1.980 máquinas adquiridas para as secretarias municipais, com um investimento de R$ 10 milhões, para a implantação, de forma efetiva e completa, do prontuário eletrônico com informações de todos os pacientes atendidos em todas as unidades de saúde da cidade, já que o sistema não era utilizado de forma plena e correta, inclusive com ausência de capacitação dos servidores. Nesta quarta-feira (13), os equipamentos serão instalados na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e Upinha (Unidade de Atendimento Pediátrico, Ginecológico e Obstétrico).  É a sequência de um plano de investimentos em tecnologia, dentro do Programa Valinhos Mais Conectada e Paciente em Primeiro lugar. No ano passado, a Prefeitura já havia implantado em 100% dos prédios públicos em funcionamento o cabeamento de fibra ótica com internet de alta velocidade.

“A estrutura tecnológica nas unidades de saúde e em outras secretarias municipais estavam muito defasadas, o que impedia um avanço na melhoria dos atendimentos à população. Investir em tecnologia para oferecer um sistema público de saúde cada vez melhor aos valinhenses era um dos compromissos do nosso plano de governo. Agora, com os equipamentos necessários, as consultas e demais atendimentos médicos ficarão mais completas, ágeis e com maior segurança, mantendo toda a privacidade de dados, como deve ser. Ainda, essa implantação do sistema em 100% da capacidade irá permitir que a gestão da saúde analise, em tempo real, situações como, por exemplo, o tempo de espera nos atendimentos. Nosso objetivo principal com essa implantação, que vai levar alguns meses, é acabar com as filas para agendamento de consultas nas UBS´s.”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

O prontuário eletrônico, de forma plena, vai permitir acesso virtual às informações do paciente para um melhor acompanhamento médico. Com esta ferramenta, todos os dados registrados em sistema sobre o atendimento do paciente poderão ser acessados pelos médicos, enfermeiros e técnicos de saúde, proporcionando um tratamento mais seguro e ágil. Informações como histórico de consultas e exames estarão disponíveis para consulta do profissional na hora do atendimento.  Ainda, será possível a Saúde ter acesso a dados que transformam em indicadores importantes para análises da demanda e planejamento de ações para ampliar, de forma plena, o atendimento e vencer, assim, os desafios da área da Saúde na cidade.

Após a instalação dos computadores e notebooks na UPA e Upinha, será a vez das UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) e demais unidades de atendimento aos munícipes receberem os equipamentos, para darem inicio ao processo de implantação do prontuário eletrônico.

“Todos os consultórios médicos terão um computador para serem utilizados pelos profissionais na hora do atendimento ao paciente. Assim será possível puxar dados que vão auxiliar em um diagnóstico ou prescrição de tratamento, por exemplo”, comentou o secretário da Saúde, Dr. Luiz Gabriel Signorelli.

A Secretaria da Saúde já está aplicando treinamento aos profissionais que utilizarão o sistema, para que o atendimento flua sem intercorrências assim que começar.

Investimento

A Prefeitura investiu mais de R$ 10 milhões em equipamentos digitais, que trouxe para as secretarias municipais 1247 desktops, 733 notebooks (sendo 692 exclusivos para a Educação), 13 lousas digitais interativas e 130 projetores inteligentes (também chamados de smart projetor, com wifi, que permite interconectividade, acesso à internet, inclusive, com acessos diretos a sites como Youtube, sem necessidade de conexão a um computador; acompanha, inclusive, teclado, para edição de documentos direto na projeção).

Em 2021, a Prefeitura realizou a 1ª fase do programa Valinhos Mais Conectada, com a implantação de fibra ótica e internet de alta velocidade em 100% dos prédios públicos em funcionamento, com ênfase em todas as Unidades de Saúde e todas as Escolas Municipais. Agora, com os computadores e notebooks, junto a uma internet de qualidade, será possível colocar em prática todo o planejamento feito para melhorias na prestação do serviço público.

Local: Valinhos