19 JUL 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Projeto do novo Centro de Operações e Inteligência da Prefeitura de Valinhos recupera câmeras abandonadas
A implantação do Centro de Operações e Inteligência, que integra o plano de Governo da prefeita Capitã Lucimara e estará implantado na sede da Guarda Civil Municipal de Valinhos, com foco no monitoramento da cidade por sistemas inteligentes de tecnologia, ganhou uma boa notícia esta semana, que foi a recuperação, até o momento, de cinco das sete câmeras speed dome com capacidade de observação em 360°, avaliadas em mais de R$ 100 mil, que estavam abandonadas há mais de três anos. Os outros dois equipamentos foram enviados para assistência técnica especializada para avaliação do problema de não estarem funcionando e se podem ser recuperados. As câmeras serão reinstaladas em pontos estratégicos para observação da segurança da área central e bairros.

"Quando determinei a retirada das câmeras que estavam ociosas na área central, a ideia foi ver as condições dos aparelhos e possível recuperação. Agora, percebemos que podemos fazer muito mais com elas, elevar o nível de segurança em alguns locais como monitoramento de praças de bairros , como investimento de segurança aos moradores locais", explicou a prefeita Capitã Lucimara.

Outra novidade foi a recuperação de dois controladores de câmeras, equipamento este que fica a disposição do guarda civil municipal na central de monitoramento e permite a aproximação da imagem, giro da câmera em 360°, print de imagem e outras funções, avaliados em torno de R$ 24 mil, que também estavam sem utilização. "O resgate e recuperação destes aparelhos está sendo feito totalmente pela Guarda Civil Municipal, sem gasto algum para os cofres públicos. E a recolocação deles em locais estratégicos e conexão com a base da corporação também será feita exclusivamente por guardas municipais", afirmou o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz.

De acordo com o inspetor GCM Robson Cleber, que está responsável pela análise das condições de conservação e funcionamento das câmeras, os equipamentos foram limpos e verificados e os dois que apresentaram problemas de funcionamento aguardam avaliação técnica para saber se valem a pena ser consertados. "Afinal são dois equipamentos poderosos, de alta tecnologia, avaliados em cerca de R$ 30 mil, que não queremos que sejam desperdiçados, e sim reutilizados para a segurança da população", destacou o inspetor.

Já o comandante da Guarda Civil Municipal, Aparecido Ignácio, acrescentou que a recuperação e reativação desses aparelhos está sendo muito importante para o trabalho da corporação. "Temos guardas civis municipais com capacitação em diversas áreas e inclusive em tecnologia, e isso também nos permite tomar decisões como a recuperação de equipamentos que estavam praticamente abandonados, gerando economia e soluções para a segurança da cidade", concluiu o comandante.
Local: Valinhos