28 JUL 2022
DAEV
5º poço profundo entra em operação no São Bento do Recreio
Bairro é abastecido por sistemas isolados; contribuição pode chegar a 68,4 mil litros a mais de água por dia

O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV), Autarquia da Prefeitura de Valinhos, informou que já está em operação o 5º poço profundo do bairro São Bento do Recreio. O novo poço tem capacidade de produção estimada em 3,8 mil litros de água por hora.

A viabilização do 5º poço profundo do São Bento do Recreio atende, diretamente, a uma antiga reclamação dos cidadãos que residem no bairro, entrando em operação justamente na época de estiagem, para colaborar ao abastecimento do bairro. “O DAEV fez um estudo da área e verificou a possibilidade de perfuração de mais esse poço para fortalecer o sistema de abastecimento da localidade. Parabenizo a autarquia por mais esse trabalho desenvolvido em benefício da população”, falou a prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara.

Ao colocar em operação o 5º poço profundo do bairro, o objetivo foi dar mais suficiência à produção de água ao sistema isolado, que antes era sustentado por quatro poços profundos e, sempre que necessário, tinha o abastecimento complementado pelo DAEV com o envio de caminhões-pipa, com capacidade média de 20m³ de água cada.

Com o início de funcionamento do mais novo poço, a expectativa é que o sistema de abastecimento da localidade passe a ter, aproximadamente, 68,4 mil litros a mais de água por dia. Juntamente com os outros quatro poços, agora a disponibilidade estimada do local é de 653,4 mil litros de água por dia.

Ações mitigadoras

Valinhos também está com outras iniciativas, entre obras e serviços, que objetivam aumentar a capacidade de captação, adução, tratamento, reservação ou distribuição de água. Entre elas estão as obras de execução da segunda linha de adução do Rio Atibaia, para captação de mais 90 litros por segundo em trecho de 3.834 metros. A extensão por gravidade (2,2 mil metros), prevista para ser finalizado até 17 de agosto, já deve contribuir com mais 35 litros por segundo ao sistema.

Neste ano a Autarquia Municipal ainda conta com a reutilização da água de lavagem dos filtros nas Estações de Tratamento de Água (ETA) e com a troca da antiga rede de distribuição de água tratada que está em andamento nos bairros Vila Santana, Jardim Pinheiros e Parque Santana. Além dessas ações, a Autarquia Municipal também seguirá com a finalização de interligação do reservatório do Santo Antônio, que tem capacidade de 600 mil litros de água tratada.

A cidade ainda fortaleceu o seu sistema de distribuição de água quando passou a reutilizar, desde 28 de junho, a água tratada de Campinas, por meio de compra por atacado da SANASA. Até às 8 horas de 26 de julho foram utilizados mais de 39.215,40m³, volume que contribui ao sistema de abastecimento da cidade e ajuda a resguardar o volume útil dos mananciais internos.

Local: Valinhos