28 JUL 2022
EDUCAÇÃO
Prefeitura instala lousas interativas e projetores inteligentes nas unidades da rede municipal de ensino
A Prefeitura de Valinhos, por meio da secretaria de Tecnologia e Qualidade, dando sequência aos investimentos em Tecnologia e Inovação, tem finalizado a instalação de projetores inteligentes em todas as salas de aulas da Rede Municipal de Educação da cidade, além de uma lousa interativa em cada unidade de ensino. Os equipamentos fazem parte do pacote de investimento de mais de R$ 10 milhões que, entre outros materiais, como computadores e notebooks, adquiriu para o município 13 lousas digitais interativas e 130 projetores inteligentes para as salas de aula da Rede Municipal.

“Esses equipamentos são fundamentais para intensificarmos, ainda mais, a qualidade dos conteúdos apresentados em sala de aula, assim como, juntamente com os novos projetos pedagógicos em desenvolvimento desde o início do ano, darmos continuidade ao processo de recuperação do conteúdo prejudicado pela pandemia. Sabemos que não foi fácil para nossos alunos e sabemos também da importância da educação na vida de cada um, portanto, estamos investindo na qualidade educacional, nas novas salas de recursos para a Educação Especial, compra de materiais paradidáticos, sendo o Majog, Mind Lab e Leitura em Minha Casa, entre diversas outras ações”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

A secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim, reforça o foco total na intensidade da qualidade educacional aos alunos da rede municipal. “Estamos completamente focados em recuperar o que foi afetado, a avançar nas ações científicas, nos avanços dos programas de leitura, dos jogos de raciocínio, na criticidade dos nossos alunos, enfim, proporcionando para que eles recebam o melhor ensino, sustentando nestes nossos novos projetos pedagógicos e na formação contínua promovida junto aos educadores”, comentou.

Além das 13 lousas digitais interativas e 130 projetores inteligentes, foram adquiridos também 1247 desktops e 733 notebooks (sendo 692 exclusivos para a Educação). Os projetores inteligentes também são chamados de smart projetor, que possuem wifi, que permite interconectividade, acesso à internet, inclusive, com acessos diretos a sites como Youtube, sem necessidade de conexão a um computador; acompanha, inclusive, teclado, para edição de documentos direto na projeção.

Para a Secretaria da Saúde, por exemplo, foram destinados 360 computadores e 23 notebooks. A instalação dos equipamentos já foi concluída na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e na Upinha (Unidade de Atendimento Pediátrico, Ginecológico e Obstétrico), sendo que o próximo passo é a instalação nas UBS’s (Unidades Básicas de Saúde). Assim, será possível a implantação, de forma efetiva e completa, do prontuário eletrônico com informações de todos os pacientes atendidos em todas as unidades de saúde da cidade, melhorando o atendimento da rede municipal.

Local: Valinhos