12 AGO 2022
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Em ação social no Jardim das Figueiras, Prefeitura promove plantio de mudas para criar Jardim Comunitário
Nesta manhã desta sexta-feira (12), a Coordenadoria Especial de Políticas para Mulheres (CEPM) e CRAS Figueiras, ambos vinculados à Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Valinhos, realizaram o plantio de mudas de árvores nativas e frutíferas com as mulheres da comunidade para a implantação de um Jardim Comunitário no local. Com apoio da Secretaria de Serviços Públicos, o plantio aconteceu na Avenida Olga Pogethi Vieira, próximo a Igreja Nossa Senhora das Graças, no Bairro Jardim das Figueiras.

“Temos trabalhado em várias áreas e setores, com foco na valorização e proteção das mulheres em nossa cidade. E esta ação integrada, de hoje, no Jardim das Figueiras, envolvendo área social e ambiental, também complementam este trabalho primoroso que tem sido realizado na cidade”, enalteceu a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

A ação desenvolvida pelas mulheres da comunidade é a 1ª etapa do projeto. “Em breve, terá o plantio de mudas de flores, ervas entre outras, que as mulheres do grupo estão desenvolvendo em casa”, acrescentou o secretário de Assistência Social, Argeu Alencar da Silva.

Segundo a responsável pela CEPM, Marilene Santos, a ação contou com a participação do Departamento de Praças e Jardins, da Secretaria de Serviços Públicos. “Foi fundamental para a execução do plantio”, acrescentou Marilene, que lembrou que ação começou por volta das 8 horas, com a abertura das covas, ocorrendo o plantio das mudas a partir das 9 horas.

Para Michele Fassoli Saron, do CRAS Figueiras, foi muito gratificante ver toda a comunidade envolvida em prol do Jardim Comunitário. “O nosso objetivo é promover o protagonismo da comunidade. Temos um projeto de plantar novas espécies de flores, chás, plantas medicinais e frutíferas para que todas as famílias sejam beneficiadas", detalhou Michele.

“Essa parceria entre o CRAS Figueiras e a Coordenadoria Especial de Política para Mulheres atua no sentido de fortalecer os vínculos comunitários, além de trabalhar algumas demandas emergentes”, explicou a estagiária de Psicologia do CRAS Figueiras, Rita de Cássia Pádua Toledo. Para ela, o trabalho envolve melhoria no bairro, estimula o pensamento ecológico e desperta o senso de comunidade entre os membros, além da autonomia e autoestima.

Para a moradora do bairro Vanusa é um momento importante. “Estamos reunidos com os funcionários da Prefeitura, da Coordenaria da Mulher e CRAS, iniciando a plantação destas mudas. Espero que a gente consiga ir para frente com essa ação, pois é muito importante para o bairro e toda população”, garantiu a moradora.

“Estou participando desta plantação, que é muito importante para proteger o rio. Estou plantando uma muda (de velami) e feliz por participar deste momento. Trouxe várias mudas”, disse sorrindo Santina, outra moradora do bairro.

Já a coordenadora da Igreja Nossa Senhora das Graças e integrante do grupo de mulheres, Vilma Barboza, ficou emocionada com o início da revitalização do local, por ser um lugar bastante frequentado pela comunidade. “Eu trouxe minha muda de limão para juntar ao plantio”, contou Vilma.