12 AGO 2022
TECNOLOGIA E QUALIDADE
Prefeitura instala novos computadores na UBS Frutal e avança na implantação do prontuário eletrônico
A Prefeitura de Valinhos, por meio das secretarias de Saúde e de Tecnologia e Qualidade, instalou novos computadores em mais uma Unidade Básica de Saúde do município, desta vez, na UBS Frutal. É a continuidade dos trabalhos para a implantação, de forma efetiva e completa, do prontuário eletrônico, que visa sistematizar todo o histórico de informações dos pacientes atendidos na rede pública de saúde, acabar com a fila de espera pelo agendamento de consultas nas UBS’s e proporcionar dados para base de planejamentos da Prefeitura.

“Investimos muito em tecnologia, visto que a estrutura tecnológica nas unidades de saúde e em outras secretarias municipais estavam muito defasadas, o que impedia um avanço na melhoria dos atendimentos à população. Com os computadores, internet de fibra ótica que instalamos em 100% dos prédios públicos em funcionamento, o prontuário eletrônico e profissionais capacitados para usá-lo, avançaremos na qualidade da Saúde de Valinhos e, principalmente, acabaremos com a fila de espera por consultas”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

Para o secretário da Saúde, Dr. Luiz Gabriel Signorelli, o prontuário eletrônico é muito importante para se alcançar esse objetivo. “Ter acesso fácil aos dados e histórico de informações do paciente que o médico está atendendo, além de facilitar e agilizar o atendimento, deixará a consulta ainda mais completa, já que será possível acessar dados que vão auxiliar em um diagnóstico ou prescrição de tratamento, por exemplo. Com certeza, a Saúde de Valinhos se transformará após o prontuário”, comentou.

Na última semana, a Prefeitura instalou os novos computadores na UBS Vila Itália e, em julho, na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e na Upinha (Unidade de Atendimento Pediátrico, Ginecológico e Obstétrico).

“É um trabalho complexo. Estamos com uma equipe para configurar os novos computadores, instalá-los nas unidades, fazer backup dos dados, passar o antivírus em todos, enfim, é uma série de passos para finalmente o equipamento estar pronto para serem usados pelos profissionais com toda a segurança e eficiência necessária”, explicou o secretário de Tecnologia e Qualidade, Fábio Medeiros.

Os equipamentos são provenientes de um investimento em tecnologia de mais de R$ 10 milhões feito pela Prefeitura, que trouxe para as secretarias municipais 1247 desktops, 733 notebooks (sendo 692 exclusivos para a Educação), 13 lousas digitais interativas e 130 projetores inteligentes (também chamados de smart projetor, com wifi, que permite interconectividade, acesso à internet, inclusive, com acessos diretos a sites como Youtube, sem necessidade de conexão a um computador; acompanha, inclusive, teclado, para edição de documentos direto na projeção).

Local: Valinhos