16 AGO 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Guarda Civil Municipal de Valinhos participa de curso no Rio de Janeiro sobre Lei Maria da Penha
A Guarda Civil Municipal de Valinhos, vinculada à secretaria de Segurança Pública e Cidadania, da Prefeitura de Valinhos,  estará representada no Estado do Rio de Janeiro no 1°Curso de Patrulha Maria da Penha, promovido na cidade de Macaé, nesta terça e quarta-feira, dias 16 e 17, realização da Prefeitura local. A representação da corporação valinhense será feita pela subinspetora GCM Rose, coordenadora do Projeto Guardiã Maria da Penha em Valinhos, e o objetivo é agregar informações acerca da aplicabilidade da Lei Maria da Penha (11.340/2006) entre as tropas participantes de todo Brasil.

"Para Valinhos, é importante sempre avançarmos nas ações que já temos realizado, de forma pioneira na cidade, nas políticas públicas em valorização e proteção às mulheres, sobretudo quanto a aplicabilidade da Lei Maria da Penha. Nestes encontros, podemos reunir experiências aplicadas em todo País para avançarmos, ainda mais, em nossa cidade, neste conjunto de programas que temos desenvolvido desde a área social até à segurança", destacou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

O secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, disse que a prefeita Capitã Lucimara Godoy está empenhada em aprimorar o Projeto Guardiã Maria da Penha em Valinhos para continuar amparando as mulheres na sua proteção contra violências, com os atendimentos e ações que já são realizadas pelas secretarias municipais. "Já temos em andamento a proteção individual às mulheres que foram vítimas de violência doméstica por meio da equipe e viatura Guardiã Maria da Penha, além das aulas de defesa pessoal, palestras nos bairros e andamento da implantação de uma sala de atendimento individual às mulheres que queiram orientação", salientou.

Outras frentes que têm ganhado destaque nas políticas públicas de proteção à mulher são as realizações da Coordenadoria Especial de Políticas para Mulheres, vinculada à Secretaria de Assistência Social. De acordo com o secretário da pasta, Argeu Alencar, no mês passado a cidade aderiu a três importantes projetos no combate à violência feminina. Assinou convênio com os programas TODAS in-Rede, voltado para mulheres com deficiências; com o Acolhe, que garante parceria com o Instituto Avon e uma rede de hotéis, permitindo que mulheres tenham abrigo ao sair de um lar violento; e a adaptação de fluxograma, via Secretaria da Assistência Social, que permite detectar mulheres que buscaram atendimento na Rede Básica de Saúde.

Por sua vez, o comandante da Guarda Civil Municipal, Aparecido Ignácio, ressaltou que cabe a corporação combater, juntamente com as Polícias Militar e Civil, a violência contra a mulher após o acontecimento. "Evidente que a prevenção é a melhor arma contra qualquer crime, mas caso aconteça, estamos preparados para as providências cabíveis. E acrescento que nossa subinspetora Rose certamente trará novidades para aprimorarmos nossas ações de segurança em Valinhos em prol das mulheres", explicou.

A subinspetora GCM Rose destacou que também está levando em sua bagagem as realizações do Projeto Guardiã Maria da Penha de Valinhos para mostrar aos participantes do curso em Macaé. "Desde maio, quando começamos com as ações na cidade, já realizamos vários projetos e também temos experiências para oferecer e ajudar outras localidades no combate à violência contra a mulher", disse Rose.
Local: Valinhos