17 AGO 2022
EDUCAÇÃO
Alunos de escolas municipais de Valinhos participam do concurso de redação ‘EPTV na Escola’
Oito alunos da rede municipal de Ensino de Valinhos, entre os treze que representam o município na etapa municipal da 23ª edição do ‘EPTV na Escola’, tiveram suas redações selecionadas no concurso organizado pela emissora, e irão, no próximo dia 24, conhecer as dependências da empresa, em Campinas.
Com o tema “Por que acreditamos que o mundo virtual é real?”, a edição de 2022 do projeto, após 2 anos de evento online, por limitações impostas pela pandemia da Covid, retoma o modelo presencial, com visitas de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental às sedes da emissora nas quatro regiões de cobertura da EPTV (Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e Sul de Minas).

De acordo com a Secretaria de Educação, desde o mês de maio deste ano, alunos dos nonos anos do Ensino Fundamental das escolas públicas e privadas de Valinhos participam do concurso de redação, sendo que 13 deles tiveram suas redações selecionadas para a próxima fase (8 da rede municipal, 3 delas da rede privada e 2 da rede estadual. (Veja abaixo os nomes).

“Parabenizamos todos os participantes do concurso. Esses jovens de nossa cidade já são vitoriosos por terem o interesse de fazer parte deste projeto e terem suas redações selecionadas. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, busca incentivar os alunos para participar de atividades como essa que, além de fomentar tais debates, o concurso de redação é uma rica oportunidade para estimular o interesse dos participantes por uma escrita engajada e com propósitos muito claros”, destacou a prefeita Capitã Lucimara.

Segundo a secretária Claudineia Vendemiatti Serafim, a Secretaria de Educação de Valinhos adere ao concurso, divulga a temática às escolas, os prazos, bem como organiza o processo de avaliação e de seleção das redações. Neste ano, o processo de seleção – que contou com uma comissão avaliadora mista, com professores da rede municipal, estadual e externa – ocorreu no final do mês de junho.

“O tema Por que acreditamos que o mundo virtual é real? propiciou aos professores e aos estudantes momentos de discussão sobre a necessidade de pensarmos sobre os usos que fazemos das mídias digitais na atualidade, sobre seus benefícios, suas facilidades, assim como sobre os padrões estéticos e comportamentais que elas nos impõem, os quais, muitas vezes, podem ser nocivos a nossa saúde”, disse a secretária Claudineia.

Para a diretora do Departamento Pedagógico, Ana Angélica Julio, a experiência dos alunos em poder visitar estúdios televisivos também é uma vantagem deste concurso de redação. “Os alunos entrarão em contato com um mundo tecnológico e jornalístico, o que pode vir a ser um estímulo para as futuras atividades e profissões”, avalia.

A coordenadora geral do EPTV na Escola, Lívia Lucas, destaca a renovação da confiança dos municípios a cada nova edição e o entusiasmo que motiva tanto os jovens participantes quanto os organizadores.

"Mais um ano a adesão ao projeto superou as nossas expectativas, pois depois de dois anos fazendo tudo on-line este ano vamos conseguir receber estes alunos selecionados para a visita nas nossas emissoras. Este é o grande diferencial do projeto, eles esperam com muita ansiedade este momento. E nós da organização do projeto também estamos ansiosos, pois teremos o prazer de ter estes alunos vivenciando um pouco do dia a dia do jornalismo".

Os jornalistas da EPTV já estão trabalhando para selecionar os trabalhos dos semifinalistas, que terão os nomes divulgados a partir do dia 19/09, ao vivo nos telejornais e também no site: www.eptvnaescola.com.br. Os 10 vencedores de cada região serão conhecidos no dia 19/10 e a cerimônia de premiação será no dia 23/11, em Campinas.

Abaixo a lista dos representantes de Valinhos no ‘EPTV na Escola”:

Camilly Vitoria Vicentim Rezende (EMEB Jorge Bierrenbach de Castro);
Alessandra Lamartine dos Santos (EMEB Governador André Franco Montoro);
Ana Luiza Nunes Brito (EMEB Profª Marli Aparecida Boreli Bazetto);
Igor Henrique Severo da Silva e Ana Carolina de Lara Rodrigues (EMEB Tomoharu Kimbara);
Julia Rosa Ampudia, Enzo Dias Foratto e Elisa Lago da Silva (EMEB Governador Orestes Quércia).
Marina Sigrist Von Zuben e Henrique Exposito Esteves (Colégio Visconde de Porto Seguro);
Yasmin Marques Camargo (Colégio Carpie Diem);
Ana Luiza Rezende Lermen e Luan dos Santos Bolla (EE José Leme do Prado);