18 AGO 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Centro de Operações e Inteligência da GCM: Valinhos inicia nova fase de instalação das câmeras de monitoramento
Na manhã desta quinta-feira, dia 18, foi dado mais um importante passo em direção a implantação do Centro de Operações e Inteligência (COI) da Guarda Civil Municipal de Valinhos com uma nova fase de instalação das câmeras que farão o monitoramento de veículos que passarem pelos pontos onde estão instalados, locais estrategicamente escolhidos na cidade visando captar veículos produtos de furto e roubo, bem como monitorar proprietários procurados pela justiça ou envolvidos em crimes. O projeto COI faz parte da gestão de segurança da prefeita Capitã Lucimara Godoy para oferecer mecanismos de ação contra a criminalidade e deixar a população mais segura e tranquila. As câmeras passarão por testes antes de entrarem em operação. O sistema todo será implementado tão logo seja concluído o COI, que está em fase de obras.

"Os trabalhos de implantação do COI estão avançando de forma gradual e satisfatória, em várias frentes. De um lado estão ocorrendo as obras na sede da Guarda Civil Municipal, com adequação de salas que vão receber os computadores e onde ficarão os agentes treinados para monitorar os dados e informações lançados pelo sistema, em comunicação com as equipes nas viaturas. E na outra ponta vemos os pontos de monitoramento ganhando forma com instalação dos postes, câmeras, cabos de fibra ótica a ligação de internet", explanou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

O próximo passo, explicou o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, será integrar esses dispositivos de observação ao software de inteligência e iniciar os testes de funcionamento do sistema. "Necessário ressaltar à população que todas as fases de implantação devem ser respeitadas, para que não ocorra falhas e interrupções quando o sistema estiver efetivamente em operação", destacou o secretário.

O comandante da Guarda Civil Municipal, Aparecido Ignácio, salientou que muito embora o sistema ainda não esteja implantado, a corporação trabalha diuturnamente, em conjunto com a Polícia Militar, para deixar a cidade com um dos mais baixos índices de criminalidade da região. "Em junho, último mês que foi lançado pelo Estado de SP a estatística oficial de ocorrências policiais, Valinhos registrou apenas um roubo e 13 furtos de veículos, ou sejam menos de um crime nestas modalidades por dia. Quando o COI estiver em ação esses números vão cair ainda mais, pois vamos desencorajar o criminoso de agir aqui", afirmou Ignácio.

Paralelo ao andamento das fases de implantação, a Guarda Civil Municipal de Valinhos já está inserida no Sistema Córtex do Ministério da Justiça, tecnologia de inteligência artificial considerada uma das maiores ferramentas de vigilância e controle do Brasil. De forma digital, a corporação acessa bancos de dados de todo Brasil, a partir do patrulhamento e averiguação pelos guardas municipais de pessoas e veículos nas ruas da cidade, isso fruto do esforço da prefeita Capitã Lucimara Godoy em ir até Brasília, no ano passado, firmar convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.

Dentro da Região Metropolitana de Campinas, de acordo com a prefeita Capitã Lucimara, Valinhos é uma das únicas cidades que não tem um sistema efetivo de monitoramento de veículos, que identifica por meio das placas se o mesmo está envolvido em algum delito como roubo e furto. "Agora, como parte do meu Plano de Governo, estamos dando andamento neste projeto para oferecer ainda mais segurança para o cidadão valinhense", comemorou a prefeita.
Local: Valinhos