19 AGO 2022
GCM de Valinhos participa de aprimoramento sobre Lei Maria da Penha no RJ
A Guarda Civil Municipal de Valinhos esteve presente nesta terça e quarta-feira, dias 16 e 17, no Curso Maria da Penha de formação e aprimoramento sobre crimes contra mulher e combate a violência doméstica na cidade de Macaé, Rio de Janeiro, visando reforçar no evento as experiências dos programas implantados pela prefeita Capitã Lucimara, em Valinhos, e trazer ensinamentos de outras cidades que também tem mecanismos de prevenção e combate aos desrespeitos contra os direitos da mulher. A coordenadora do Projeto Guardiã Maria da Penha da Guarda Civil Municipal de Valinhos, subinspetora GCM Rose, esteve presente no evento.

"Importante salientar que estamos trabalhando em várias frentes para proteger as mulheres. No Fundo Social, por exemplo, desenvolvemos cursos para que elas alcancem a autonomia financeira, temos os programas de proteção à saúde da mulher, na assistência social firmamos convênios inéditos com os programas TODAS in-Rede, do Estado de São Paulo, e Acolhe, em parceria com o Instituto Avon, ambos voltados para a defesa e empoderamento de mulheres, e claro temos o Projeto Guardiã Maria da Penha que atua na prevenção e proteção da mulher em situação de violência", explanou a prefeita Capitã Lucimara.

A coordenadora do Projeto Guardiã Maria da Penha da GCM destacou que o curso no Rio de Janeiro foi importante para agregar novos conhecimentos e se informar de como as cidades participantes colocam em prática a Lei Maria da Penha (11.340/2006), que não fala somente da punição aos agressores, mas aponta diversos mecanismos envolvendo toda a estrutura social como serviços públicos, que ajudam a amparar a vítima para começar uma nova vida. "Esse curso foi o primeiro que tive o prazer de estar participando e adquirindo conhecimentos e experiências. Foram vários conteúdos entre aulas expositivas, debates entre equipes e estudos de casos. E podemos através deste curso trazer muitos conteúdos para o nosso dia a dia. É importante, também, para fortalecermos o quanto no governo da prefeita Capitã Lucimara Godoy tem sido dado ampla atenção às ações em prol da proteção ao público feminino", ressaltou a GCM Rose.

Além de Valinhos, participaram do curso guardas municipais das cidades de Anchieta (Espírito Santo), Niterói e municípios vizinhos a Macaé, Capital Nacional do Petróleo e que fica na região norte fluminense, totalizando cerca de 40 agentes ligados ao combate da violência contra a mulher.

De acordo com o secretário de Segurança Pública e Cidadania de Valinhos, Osmir Cruz, é determinação da prefeita Capitã Lucimara que a Guarda Civil Municipal esteja preparada para quando estiver diante de uma ocorrência de violência doméstica, e a participação de agentes em curso prepara-os para essas situações. "Como medida integrada de prevenção, a Lei (Maria da Penha) determina a capacitação permanente das Polícias Civil e Militar, da Guarda Municipal, do Corpo de Bombeiros e dos profissionais pertencentes aos órgãos públicos e estamos seguindo neste caminho", lembrou Cruz.

Conforme o comandante da Guarda Civil Municipal, Aparecido Ignácio, a corporação já trabalha em conjunto com demais órgãos públicos quando existe constatação de violação à dignidade da mulher. "Por exemplo, quando uma mulher é atendida na UPA 24 horas e, de alguma forma, o médico constata uma violência, imediatamente a equipe da GCM é acionada, entra em contato com a vítima e, se for necessário e da vontade dela, é conduzida para a Delegacia de Defesa da Mulher para elaboração de Boletim de Ocorrência e dar ciência do ocorrido à autoridade policial", pontuou o comandante.
Local: Valinhos