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AGO
25
25 AGO 2022
EDUCAÇÃO
25 de Agosto - Dia Nacional da Educação Infantil: Avanços dos novos projetos pedagógicos implantados pela Prefeitura já sinalizam ganhos na Educação Infantil Municipal de Valinhos
Foto Noticia Principal Grande
Alunos do 1º ano B, da EMEB Prefeito Vicente José Marchiori, em atividade do Projeto Leitura em Minha Casa..
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Os Centros Municipais de Educação Infantil e as Escolas Municipais que atendem a educação infantil em Valinhos, têm motivos de sobra para brindar o dia de hoje25 de agosto, quando é comemorado no Brasil o Dia Nacional da Educação Infantil. Os alunos das creches e escolas de educação infantil, desde que as aulas retornaram em fevereiro, têm recebido novos conteúdos dos projetos pedagógicos implantados neste ano, com diferenciais importantes e ganhos em qualidade educacional, sobretudo na valorização da leitura, dos exercícios de raciocínio e conexão das atividades com ações do cotidiano, além dos esforços para recuperar os conteúdos prejudicados durante a fase mais crítica da pandemia, quando as atividades pedagógicas tiveram que ser mantidas à distância.

Para isso, como explica a prefeita Capitã Lucimara, todos os esforços da Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Educação, são empenhados levando às crianças que fazem parte do sistema de Educação Infantil, novos projetos pedagógicos que, de forma lúdica, criativa e com muito comprometimento dos educadores têm contribuído diariamente para garantir ainda mais qualidade no processo educacional.

“O Dia Nacional da Educação Infantil é comemorado neste 25 de agosto em todo o país e aqui em Valinhos temos convicção que estamos atuando para garantir que nossas crianças tenham acesso a um ensino de qualidade na primeira infância. As equipes pedagógicas e os professores estão bem comprometidos e têm excelente formação acadêmica, além de estarem participando de formações contínuas ofertadas pela Secretaria de Educação. Também estamos trabalhando para oferecer uma merenda sempre de qualidade e mais vagas em creches para acabar com a fila de espera em Valinhos”, destaca a prefeita Capitã Lucimara. 

Inauguração dos novos CEMEI’s

Nos meses de maio e junho, foram inauguradas os CEMEI’s localizadas nos bairros São Luís e Nova Palmares. “E agora estamos reformando o prédio da antiga EMEB Emely Tófolo Machado, no Capuava, que será transformada numa nova creche. Estas 3 unidades juntas atenderão aproximadamente 380 alunos quando estiverem funcionando com 100% de capacidade”, completa a prefeita.

"É uma data importante, que ressalta o quanto temos trabalhado e investido para a Educação da nossa cidade, um dos pilares principais de investimentos determinados pela prefeita Capitã Lucimara. Temos, dia a dia, avançado para elevar a qualidade, ainda mais, da Educação da nossa cidade e investir, de forma permanente, em nossos alunos", afirmou a secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim.

Formação continuada

A formação continuada de professores é essencial para o desenvolvimento das competências necessárias para orientar a aprendizagem dos alunos em um mundo de constantes mudanças. Nos encontros, além do acolhimento dos professores, foram trabalhados também, dentro dos princípios de criança e infância, movimentos corporais, gestuais e práticas do cotidiano, respeitando os valores, as culturas, as experiências de cada um, buscando sempre a questão primordial que é a educação de qualidade.

Programa Saúde Escolar

O programa Saúde Escolar é uma parceria entre a Secretaria da Saúde e a Secretaria da Educação. Através da Doutora Roseli Tagliolatto, que é coordenadora municipal da pediatria, são realizadas formações mensais com os gestores dos CEMEI’s, sempre abordando assuntos do cotidiano das creches e visando o bem-estar das crianças. O programa também proporciona um estreitamento de relação entre a unidade educacional e a UBS de referência, por meio de reserva de vagas para o atendimento das crianças do CEMEI.

MAJOG

O projeto MAJOG – Matemática em jogo, possibilita a ampliação das estratégias através do jogo, unindo o JOGAR, o BRINCAR e o APRENDER, impactando nos resultados dos estudantes em suas conquistas na direção dos saberes respectivos a cada faixa etária, nas crianças de 4 e 5 anos no segmento da Educação Infantil.

Mente Inovadora

Dentro da educação infantil, o projeto Mente Inovadora é oferecido aos alunos de 4 e 5 anos. Ele possibilita a interação social por meio de jogos, auxiliando não só o desenvolvimento cognitivo, mas também a aprendizagem socioemocional. Além disso, com o kit da família, os alunos têm a possibilidade de reforçar a experiência ampliada dos jogos vivida em sala de aula, junto com os pais e familiares, colaborando para o fortalecimento do vínculo familiar.
 
Leitura em Minha Casa

Com o projeto Leitura em minha casa, as crianças podem participar de rodas de leitura, ter contato com histórias e, assim, criar o hábito de escutar a leitura em voz alta realizada pelo adulto. Com o recebimento de um kit de oito livros para cada criança – desde as crianças que possuem dois anos - elas pudem explorá-los, folheá-los e iniciar a construção de seu repertório literário
A EMEB Prefeito Vicente José Marchiori, no bairro Bom Retiro, está entre as unidades que aplicam os novos projetos pedagógicos com bastante criatividade para redobrar a atenção dos pequenos alunos no processo de aprendizagem, raciocínio lógico, criticidade e incentivo ao hábito da leitura.

A diretora da EMEB, Rose Arlete Giardelli, 70 anos de idade e há 50 anos na rede municipal de Ensino, se transforma em contadora de estórias, com trajes, muita didática e alegria, para colocar em prática, o projeto Leitura em Minha Casa. Quando a “Tia Rose” entra em cena, as crianças viajam em mais uma das estórias infantis, como por exemplo, “A ovelha rosa da dona Rosa”, cujo título faz parte do kit de livros entregues aos os alunos de quatro e cinco anos.

“Em outra ocasião eu já tinha me apresentado como a vovô na contação do clássico Chapeuzinho Vermelho. Como as crianças se divertiram muito, fui convidada pelas professoras para representar mais esta nova personagem. Então, eu mesma fiz a roupa na cor rosa e venho como Dona Rosa contar esta divertida estória para todas as turmas. Eles interagem bastante e assimilam muito mais o conteúdo do livro e depois vão poder levar no kit para casa e interagir com a família”, conta a diretora Rose, que está na função de diretora na mesma escola há 25 anos.

A diretora Rose também explica que todos os demais livros do kit são trabalhados inicialmente em sala de aula. “Além da atuação dos professores no processo de aplicação do projeto, também estamos convidando os pais para que de forma voluntária venham contar as estórias aqui em nossa nova sala de leitura como personagens dos livros para que interajam também”.
 
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos
Local: Valinhos - SP
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