25 AGO 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Prefeitura promove para a Guarda Civil Municipal curso de atualização sobre disparos com arma de fogo
Começou esta semana o curso de reciclagem dos agentes da Guarda Civil Municipal sobre disparos com arma de fogo de diversos calibres, voltados para todos os níveis de graduação e atuação, cumprindo a Matriz Curricular Nacional para as Guardas Municipais, editada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça. Em sala de aula, na base da corporação, grupos de guardas recebem as instruções teóricas sobre cuidados de segurança, posicionamento de tiro e características dos armamentos, e na sequência executam a parte prática no Centro de Treinamento Prático Ambiental. O objetivo é manter os agentes atualizados e treinados numa das atividades de segurança que exige mais cuidados no dia a dia do trabalho, que é a utilização e manuseio de armamentos.

"Alinhado ao nosso plano de governo, temos avançado na aplicação de tecnologia e inteligência como métodos para manter a cidade nos melhores níveis de segurança da região, do Estado e do Brasil, mas também não nos esquecemos das questões básicas do trabalho diário dos nossos agentes no patrulhamento e enfrentamento da criminalidade, e a reciclagem sobre segurança no manuseio de armas de fogo é um ponto essencial, inclusive para justificar para os órgãos fiscalizadores", explicou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

Em sala de aula, sob instrução do Inspetor GCM Pelegrini e GCM João Carlos, ambos instrutores técnicos de tiro e armamentos, os agentes recebem orientações sobre as características do armamento, uso da mira, travas de segurança, aferição do alvo, tiram suas dúvidas, e num segundo momento fazem, ainda na base da corporação, treinamento de posicionamento e posições de segurança.

A parte prática é executada no Centro de Treinamento Prático Ambiental, onde os agentes fazem disparos em alvos, colocando em prática as orientações que receberam dos instrutores em sala de aula. "Temos uma grande preocupação com a segurança dos nossos guardas municipais, que fazemos o passo a passo em diversas situações, ensinando e retomando posicionamentos corporais, respiração antes do disparo e uso assertivo da mira para que não reste dúvida sobre o emprego do armamento numa situação real", destacou o comandante da Guarda Civil Municipal, Aparecido Ignácio.

O secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, lembrou que a Prefeitura de Valinhos e a Guarda Civil Municipal de Valinhos seguem estritamente a Matriz Curricular Nacional para as Guardas Municipais, editada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça, que prevê que a instrução de tiro deve ser dividida em teoria e prática, ensinando fundamentos, posições de tiro, cadência de tiro, prática em ambiente simulado, virtual ou não, e, por fim, realizar um modelo em que o profissional sinta-se em um ambiente real. "Nossa preocupação é com a vida dos nossos agentes, proteção da população e cidade segura. Os treinamentos seguem nestes objetivos", afirmou Cruz.