29 AGO 2022
Prefeitura encerra Operação Inverno com 1138 acolhimentos em abrigos da cidade
Após 90 dias de atividades, a Operação Inverno, realizada pela Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Valinhos, encerra com acolhimento de 1.138 pessoas em situação de rua nos Abrigo Municipal do Joapiranga e no Abrigo Emergencial de Inverno, no Centro Comunitário da Vila Progresso. Concluída no último domingo (21), ao todo foram realizados 1.310 abordagens noturnas. Apesar do término da operação, será mantido o atendimento no SEAS (Serviço Especializado de Abordagem Social) e nas ruas, entre 7h30 e 16h30 horas, com distribuição de cobertores e  encaminhamento para pernoite no abrigo do Joapiranga.

“Além do pernoite num ambiente limpo e aquecido, todos os 1.138 acolhimentos tiveram direito a banho, jantar e café da manhã. Naturalmente, durante os 90 dias da operação, o direito de permanecer nas ruas foi respeitado”, reforçou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

Segundo ela, quando as pessoas abordadas optaram em permanecer nas ruas foi ofertado cobertores ou sacos de dormir. “Ao todo, foram entregues 78 cobertores e 25 sacos de dormir”, contabilizou o secretário da Assistência Social, Argeu Alencar da Silva.

Na Operação Inverno o trabalho foi realizado pelas equipes da Secretaria de Assistência Social diretamente nas ruas, com atendimento durante o dia, via SEAS.  A cidade manteve em atividade dois abrigos. O Abrigo Municipal do Joapiranga disponibilizou 25 vagas masculinas e cinco para o público feminino. Já o Centro Comunitário da Vila Progresso ofertou 20 vagas, voltadas somente para homens.

“Além da Operação Inverno, a Secretaria de Assistência Social mantém, de forma ininterrupta, o Serviço de Acolhimento Institucional para Pessoas em Situação de Rua (abrigo municipal do Joapiranga), que trabalha com uma equipe multiprofissional, para apoiar as pessoas que desejam estabelecer um novo projeto de vida para sair da condição de pessoa em situação de rua”, ressaltou a diretora do Departamento de Proteção Social Especial, Tathiane Boldarini de Camargo.

A Operação Inverno começou no dia 23 de maio.