31 AGO 2022
EDUCAÇÃO
Prefeitura de Valinhos promove reunião pedagógica e novas formações com educadores da Rede Municipal

Com o objetivo de promover a formação contínua dos educadores da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Educação, promoveu no último dia 29 a Reunião Pedagógica com dois encontros nas EMEB’s (Escola Municipal de Educação Básica) Cecília Meirelles e Governador Orestes Quércia, no Jardim Paraíso, nos períodos da manhã e tarde, dentro do Programa Valinhos Educação Inovadora, criado no governo da prefeita Capitã Lucimara.

Para a prefeita, a formação continuada promovida pela Secretaria de Educação é fundamental para o desenvolvimento do trabalho dos professores em todos os níveis da educação. “Nossos educadores já possuem ampla capacitação acadêmica para ministrar as suas aulas em todos os níveis educacionais e sempre são realizadas as formações contínuas, como neste momento, em que há muitas trocas de experiências que visam cada vez mais uma educação de qualidade e excelência em nosso município. Por isso, nossa Secretaria de Educação tem promovido uma série de formações junto aos professores dentro da nova proposta pedagógica que integra o programa Valinhos Educação Inovadora”, destacou a prefeita Capitã Lucimara.

A Secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim, que esteve presente no período da manhã, deu as boas as vindas a todos os professores e aproveitou para cumprimentar a todos pelo excelente trabalho que estão desenvolvendo frente a educação no município.

Segundo a secretária, além da formação contínua dos educadores e gestores, são várias as ações que têm contribuído diariamente para garantir ainda mais qualidade no processo educacional dos alunos da rede municipal. “Estamos investindo na qualidade educacional, nas novas salas de recursos para a Educação Especial, compra de materiais paradidáticos, entre diversas outras ações e desta forma avançarmos nas ações científicas, dos programas de leitura, dos jogos de raciocínio, na criticidade dos nossos alunos, enfim, proporcionando para que eles recebam o melhor ensino sustentado nestes novos projetos pedagógicos e na formação contínua promovida junto aos educadores”, comentou a secretária.

As formações

Conforme a diretora do Departamento Pedagógico, Ana Angélica Júlio, para os segmentos de Educação Infantil I e II e do Ensino Fundamental – anos iniciais, do 1º aos 5º anos foram realizadas duas formações: Workshop do Projeto Mente Inovadora e palestra do Projeto Leitura em Minha Casa.

No segmento do Ensino Fundamental – anos finais, do 6º aos 9º anos, os professores estiveram em reuniões específicas de cada componente curricular, onde realizaram formações pertinentes às diversas áreas do conhecimento, bem como revisão do Plano de Curso para 2023.

As reuniões pedagógicas atendem as legislações nacionais, estaduais e municipais, que preveem formação continuada para os professores da educação básica em horário de serviço. Tais formações são previstas em calendário escolar, não prejudicando o ano letivo dos alunos.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos