12 SET 2022
SAÚDE
Valinhos possui 89% dos medicamentos da cesta municipal de padronizados em estoque

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, até esta segunda-feira (12), já recebeu 51 dos 70 tipos de medicamentos faltantes da cesta municipal de padronizados. No início de agosto, foi finalizada e homologada a compra dos 180 medicamentos que compõem a cesta, somados aos 11 novos tipos incluídos pela Prefeitura. Com a chegada dos itens comprados, 161 tipos já se encontram em estoque, o que representa 89% da cesta. Os 19 medicamentos restantes devem ser entregues em breve pelos laboratórios.

“Estamos com a grande maioria dos medicamentos em estoque na rede municipal e aguardando a chegada do restante com muita ansiedade. Garantir 100% dos medicamentos da cesta é uma meta estabelecida do nosso plano de governo e, mesmo com todas as dificuldades, devido a pandemia, conseguimos concretizar a compra de todos eles e, ainda, adicionar mais 11 novos tipos, para oferecer a maior quantidade possível de remédios para nossos cidadãos”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

Mesmo com a pandemia e a falta de insumos nacional, desde o final do ano passado a Prefeitura tem trabalhado com a maioria dos medicamentos da cesta em estoque e nas farmácias, mesmo com o aumento de 222% da demanda em 2022, comparado a 2019, com média de 20 mil receitas atendidas neste ano, enquanto em julho de 2019 foram 6.200.

Entre os principais fatores que geraram o atraso no fornecimento dos medicamentos está a pandemia, que afetou a entrega de matéria-prima que vem da Índia e da China principalmente, maiores produtores do mundo, e tem causado estes atrasos e faltas em praticamente todas as cidades do Estado. Isso também se deve, além do recente lockdown em alguns locais na China, à guerra na Ucrânia, que afetou diretamente a logística do transporte de produtos em escala global e, assim, as importações de medicamentos.

Local: Valinhos