14 SET 2022
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Prefeitura de Valinhos trabalha para implantação dos projetos Casa da Mulher e Casa Abrigo
2021 e 2022 tem sido anos de avanços em políticas públicas da Prefeitura de Valinhos, sobretudo na valorização e proteção às mulheres. Neste caminhar, a Coordenadoria Especial de Políticas para Mulheres (CEPM), vinculada à Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Valinhos, e o Projeto Guardiã Maria da Penha, da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, se reuniram com a coordenadora de Políticas para a Mulher da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Edna Sandra Martins, na última terça-feira (13), em São Paulo. O objetivo do encontro foi a viabilidade da implantação da Casa da Mulher e Casa Abrigo na cidade.

“Entre os itens do nosso plano de Governo, as políticas públicas voltadas à valorização e a proteção das mulheres estão entre as que avançamos sobretudo neste ano de 2022, de forma integrada, envolvendo as secretarias municipais, sempre com o foco na cidadã valinhense. E, assim, a iniciativa da Coordenadoria das Mulheres, em parceria com o Guardiã Maria da Penha, é mais um passo dentro destes investimentos que temos realizado, porque nossa missão é, de forma contínua, articular as Políticas Públicas sintonizadas às demandas da cidade”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara de Godoy.

Segundo o secretário de Assistência Social, Argeu Alencar da Silva, ambos os projetos são de extrema importância para a cidade, que vem ao longo dos últimos dois anos da atual gestão, implantando alguns projetos voltados para o público feminino. Entre eles, o Programa Acolhe, em parceria com o Instituto Avon, que prevê abrigamento de mulheres e dependentes em hotéis, e o TODAS in-Rede, para mulheres com algum tipo de deficiência em situação de violência.

“A Casa da Mulher é um projeto bastante amplo. Neste local, a mulher será acolhida e orientada por diversos serviços, tais como psicológicos, jurídico, autonomia econômica e outros. Já a Casa Abrigo atenderá e abrigará mulher em situação de violência doméstica, bem como seus dependentes”, detalhou o secretário. Este último em consonância com o Programa Acolhe.

Para a coordenadora do CEPM, Marilene Santos, a busca por apoio junto ao Estado é mais um passo importante na construção de políticas públicas do município. “Estamos motivadas e buscando por qualidade no nosso trabalho, por meio de parcerias e busca de conhecimentos”, acrescentou Marilene, ao lado da subinspetora Rose Santos, responsável pelo Projeto Guardiã Maria da Penha.