15 SET 2022
EDUCAÇÃO
Obras da futura Cemei Emely Tófolo Machado para oferta de mais vagas em creche seguem programação
A Prefeitura de Valinhos, com a supervisão da Secretaria de Educação, prossegue esta semana com mais uma etapa das obras de ampliação e reforma no antigo prédio onde funcionava a escola Emely Tófolo Machado, no bairro Capuava, e que será transformado em um novo CEMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) com capacidade para atender mais de 80 crianças, diminuindo o déficit de vagas de educação infantil na cidade. Essa semana, as obras avançam com as instalações hidráulicas da cozinha, levantamento da alvenaria da parte a ser ampliada e também colocação da massa única das paredes que foram levantadas.

De acordo com a Secretaria de Educação, os serviços já executados seguem dentro do cronograma previsto e incluem a implantação de caixa de passagem da rede de esgoto, execução dos encanamentos, alvenaria de divisa entre salas, nivelamento da área externa para a ampliação da cozinha, além da fundação da ampliação da cozinha. Além disso, o projeto prevê adequações às normas sanitárias, adequação das salas, para atendimento de aproximadamente 80 alunos de maternal 1 e 2, criação de sanitários para a faixa etária a ser atendida, adequação para acessibilidade e novo layout para secretaria, diretoria e sala de professores, com a inclusão do antigo centro comunitário à futura CEMEI.A previsão final para a conclusão é janeiro de 2023.

Segundo a prefeita Capitã Lucimara, as obras de reforma e ampliação do prédio fazem parte de um pacote de investimentos na área da Educação para 2022. “Além das novas vagas em creches para acabar com a fila de espera em Valinhos, os investimentos incluem a instalação de computadores, lousas digitais e projetores nas escolas, formação contínua de educadores, implantação de novos projetos pedagógicos com a inserção de kits de materiais pedagógicos, para trabalhos com os alunos em sala de aula e com a família, reforço escolar e recuperação para os alunos que tiveram prejuízos no aprendizado em função da pandemia da Covid-19”, diz a prefeita Capitã Lucimara.

A secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim, destaca que esta é a terceira creche municipal que será entregue para reduzir o déficit de vagas de educação infantil na cidade. “Inauguramos nos meses de maio e junho as CEMEI’s localizadas nos bairros São Luís e Nova Palmares, com capacidade para 150 crianças em cada uma que, somadas à nova estrutura que estamos preparando no antigo prédio da escola Emely Tófolo Machado, atenderão aproximadamente 380 alunos quando estiverem funcionando com 100% de capacidade”.
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos