16 SET 2022
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Prefeitura participa de reunião sobre a Politica de Assistência Social e Política de Segurança Alimentar em Morungaba
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Assistência Social, participou do Café com Gestores, realizado pela Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads) e Departamento de Ação e Inclusão Social de Morungaba, na última quinta-feira (15). O tema debatido foi as Interfaces das Políticas de Segurança Alimentar e Assistência Social na Oferta de Alimentos.

“A segurança alimentar é uma das grandes preocupações, em nível nacional, e não seria diferente em Valinhos. Compartilhar informações sobre alguns assuntos entre as prefeituras da região é extremamente saudável”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

O secretário de Assistência Social, Argeu Alencar da Silva, também reforçou a preocupação com o bem-estar social sobre a oferta de alimentos. “Precisamos cuidar do ser humano como um todo. É preciso dar informação, levar conhecimento, debater e construir políticas públicas, para o bem-estar da população”, acrescentou.

A diretora da Proteção Social Especial, Tathiane Boldarini de Camargo, esteve presente na reunião. “Os assuntos abordados são de grande importância para nosso trabalho, especialmente no que se refere ao papel da Política de Assistência Social frente a insegurança alimentar a que muitas pessoas estão expostas. A redução do orçamento federal para a Política de Assistencia Social nos preocupa muito pois impactara diretamente no nosso trabalho, aumentando a responsabilidade do município no financiamento das ações.”, comentou a diretora.

Reunião
O evento aconteceu na Câmara Municipal de Morungaba, com a participação de Gabriela Castanho, nutricionista e coordenadora do Departamento de Segurança alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos da Prefeitura de Campinas; Beatriz Betoli Bezerra, diretora na Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos na Prefeitura de Americana; e, com a participação especial, de Wagner Carneiro de Santana, que é gestor municipal de Francisco Morato e vice-presidente do Coegemas (Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social) de São Paulo.

O gestor apresentou a manifestação pela imediata recuperação do orçamento para a Assistência Social diante dos cortes de quase 100% na PLOA, do governo federal, para 2023.