21 SET 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
GCM testa aplicativo inteligente e uso de drone em bloqueio, com identificação instantânea de carros roubados, furtados ou indivíduos procurados pela justiça
A Guarda Civil Municipal de Valinhos testa nesta semana uma forma inédita de localizar instantaneamente veículos furtados e roubados que estão em trânsito na cidade, usando smartphones conectados no sistema inteligente de tecnologia que está sendo implantado através do COI (Centro de Operações e Inteligência) em bloqueios viários. O aplicativo permite agora que em questão de segundos veículos ou seus proprietários, que estejam envolvidos em crimes, sejam identificados e abordados para que os agentes façam a averiguação da situação, e o uso do drone para acompanhar o suspeito em caso de fuga.

Conforme a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, o bloqueio inteligente foi montado na Estrada do Jequitibá e, em cerca de 30 minutos, foram verificadas 504 placas de veículos, sem a necessidade de uma única intervenção de agentes da Guarda Civil Municipal.

"Estamos vivenciando no município uma nova forma de promover a segurança da população, usando muito mais inteligência e tecnologia no combate à criminalidade, que também oferece mais produtividade na solução de crimes. Com isso, fomentamos ainda mais sensação de segurança para as pessoas, pois abrimos o leque de observação dos criminosos de forma silenciosa" comemora a prefeita Capitã Lucimara Godoy, idealizadora do Centro de Operações e Inteligência da Guarda Civil Municipal e dos investimentos em Tecnologia e Inovação para a área de segurança pública municipal em Valinhos.

Seguindo o uso de inteligência e tecnologia de forma silenciosa, o uso de veículo aéreo não tripulado (vant) e remotamente pilotado, conhecido como drone, também se torna um grande aliado no combate à criminalidade, pois permite observações de grandes áreas à distância e acompanhamento de veículos e situações no caso de fuga. A Guarda Civil Municipal de Valinhos acabou de receber uma unidade por meio de emenda parlamentar da vereadora Simone Bellini, que é guarda municipal de carreira.

"Acompanhando a evolução tecnológica no combate à criminalidade e no nosso dia a dia de trabalho, consultei o secretário Osmir Cruz (Segurança Pública e Cidadania) para que me apontasse, como vereadora, eu poderia ajudar com uma emenda individual para destinar verba para melhorar as ações de segurança, e em meio a outras solicitações foi indicada a aquisição deste drone. Este equipamento vai ajudar bastante a Prefeitura e a Guarda Civil Municipal na solução de problemas de segurança e outras necessidades", destacou a vereadora Simone Bellini.

Conforme o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, o uso de smartphones conectados online ao sistema de monitoramento permitirá multiplicar a observação de veículos e localizar situações ilícitas como carros com registro de roubo e furto, ou mesmo proprietários com mandato de prisão. "No teste que fizemos nesta segunda-feira observamos mais de 500 veículos em meia hora sem ao menos parar qualquer um deles. Em abordagem comum, usando agentes, só conseguiríamos verificar entre 10 e 15 carros neste período. Estamos avançando para um novo tempo na segurança aqui em Valinhos", disse.

Para o comandante da Guarda Civil Municipal de Valinhos, Aparecido Ignácio, a performance das variáveis do sistema inteligente de monitoramento como o uso de smartphones vai oferecer mais segurança para a integridade física do guarda municipal quando estiver atuando no bloqueio, pois ele só vai entrar em ação quando houver um alerta de ilícito. "Neste caso, a abordagem e aproximação do agente ao motorista seguirão os procedimentos padrões para evitar surpresas e o serviço seja concluído de forma eficiente e seguro para todos", destacou o comandante.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, a Guarda Civil Municipal está fazendo ajustes para ampliar o uso das possibilidades de monitoramento que o sistema de inteligência permite, como a integração com as demais forças de segurança da cidade.
Local: Valinhos